Notícias


Imprimir   

O Comitê Executivo e de coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Patos (PMSB) se reuniu na manhã desta segunda-feira, 30 de novembro, para discutir a organização de ações e realização de audiência pública para apresentação do Plano a população, que acontecerá no próximo dia 9 de dezembro, às 18h30, em audiência pública, na sede da Associação Comercial e Industrial de Patos (Aciap).

 

A secretária de Meio Ambiente, Ana Lígia, ressaltou o envolvimento da população na construção das propostas e classificou o Plano como fundamental para ordenação do crescimento da cidade nas próximas duas décadas. “Essa foi nossa última plenária antes da audiência pública e nesse momento fazemos uma avaliação positiva, porque foram construídas durante esse período propostas importantes, a exemplo, da política de abastecimento de água, resíduos sólidos e a própria infraestrutura da cidade de maneira geral. Vale ressaltar que Patos é a única cidade do Sertão que está com seu plano concluído”, disse.   

 

O engenheiro civil e coordenador responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, José Dantas, disse que o próximo passo para consolidação do processo será a discussão pública em audiência. “Consolidamos hoje o trabalho realizado durante todas as plenárias anteriores, considerando os pontos principais do plano. A próxima etapa será a realização da audiência, que já está agendada para o próximo mês e esperamos contar com uma boa participação da população, para que ela conheça e abrace realmente o planejamento”, comentou.

 

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico tem como objetivo a construção do serviço público de saneamento, incluindo os serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem. “Esse plano vêm para mudar, assim podemos dizer, o panorama que temos sobre a infraestrutura da cidade, será algo muito importante para o futuro e esperamos a partir da sua execução que acontecerá por etapas, uma realidade diferente, considerando os avanços com relação à política pública pensada para futuro”, destacou Assunção Trindade, secretária de Infraestrutura.

 

O presidente do Grupo Independente de Analise e Ação Social e Política de Patos (GIAASP), Luciano Dias, participou da plenária e comentou os pontos inseridos no Plano. “Há quase dois anos venho acompanhando às plenárias e o que mais me chama atenção é a maneira com que o plano atenderá a mudança de qualidade de vida das pessoas. Patos é uma cidade que sofre, infelizmente, pela ausência do saneamento e esperamos a partir das discussões que foram realizadas uma execução por total do plano”, disse.

 

Também participaram da plenária, os professores Ilauro Lima, químico da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Maria do Carmo, do curso de engenharia florestal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além de secretários do Governo Municipal e representantes de entidades públicas e associações comunitárias.

« Voltar
Localização