Imprimir Por Coordecom Sábado - 16 de Março de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde estará transferindo, a partir de segunda-feira, dia 18/03, as marcações de consultas e exames do Centro de Especialidades Frei Damião, Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Laboratório Municipal de Patos, que vinham sendo feitas na Central de Regulação, Marcação, Auditoria e Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e emissão de cartão do SUS, para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
A Política Nacional de Regulação, instituída pela Portaria GM/MS nº 1.559/2008, está organizada em três dimensões integradas entre si: Regulação de Sistemas de Saúde, Regulação da Atenção à Saúde e Regulação do Acesso à Assistência, que devem ser desenvolvidas de forma dinâmica e integrada, com o objetivo de apoiar a organização do sistema de saúde brasileiro, otimizar os recursos disponíveis, qualificar a atenção e o acesso da população às ações e aos serviços de saúde.
A gerente do setor, em Patos, Paraíba, Yara Dayane Lira, explicou que a Regulação do Acesso à Assistência, em especial, consiste na ordenação e qualificação dos fluxos de acesso às ações e serviços de saúde, de modo a otimizar a utilização dos recursos assistenciais disponíveis e promover a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços, em tempo oportuno, dispondo, para tal, entre outros instrumentos, de diretrizes operacionais e protocolos de regulação.
“Nós, finalmente, conseguimos descentralizar a central de marcação de consultas e exames; ressaltando que os exames do laboratório municipal também seguirão o mesmo fluxo, ou seja, quando o paciente é atendido pelo médico, na unidade básica de saúde, ele vai se dirigir à recepção da UBS, para deixar a sua solicitação de consultas ou exames e o profissional da unidade qualificado para isso, vai preencher uma ficha com os dados do paciente e o procedimento que ele vai realizar. No final do dia, uma pessoa vai passar nas unidades básicas de saúde recolhendo o malote que seguirá para a Central, onde esses exames serão marcados de acordo com o critério medico: o que é urgência, o que é prioritário e o que é eletivo; e, posteriormente, dentro de um prazo de 48h, a gente devolve às unidades as solicitações marcadas”, detalhou Yara Dayane.
Com relação ao sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde, este, continua sendo o mesmo de antes. O SISREG é um sistema web, criado para o gerenciamento de todo complexo regulador, por meio de módulos que permitem a regulação do acesso de consultas, exames, procedimentos de média e alta complexidade, bem como a regulação das internações de urgência e cirurgias eletivas.
Yara Dayane lembra, no entanto, que os serviços de marcação de consultas de alta complexidade não terão como ser descentralizados, uma vez que precisam de um acompanhamento maior. Segundo ela, foi alocado um imóvel mais adequado para receber os pacientes que procuram marcar esse tipo de consulta, à rua: Fenelon Bonavides, n° 203, Jardim Califórnia; antiga residência do médico e ex-prefeito de Patos, Rivaldo Medeiros.
“Vale salientar que os procedimentos que são regulados para fora, àqueles exames mais complexos de Campina e João Pessoa, assim como os procedimentos de tomografia que nós estamos realizando no complexo hospitalar do regional, Cartão de SUS, insumos e setor de TFD, continuarão seguindo o mesmo padrão de atendimento na Central de Marcação e Regulação”, reiterou a gerente.
A Central de Marcação, Regulação, Auditoria, Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e Emissão de Cartão do SUS, informa, por fim, que os dias e horários de atendimento à população serão os mesmos: de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.
SONORA DE YARA DAYANE LIRA - GERENTE DO SETOR DE MARCAÇÃO (PARTE 1)
SONORA DE YARA DAYANE LIRA - GERENTE DO SETOR DE MARCAÇÃO (PARTE 2)
© 1903 - 2026. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.