Notícias


Imprimir   

Campanha de Vacinação contra a "INFLUENZA A H1N1"

Por Coordecom Terça-Feira - 26 de Março de 2013


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Imunização, comunica que a Campanha de Vacinação contra a Influenza A H1N1, terá inicio no dia 15 de abril tendo como dia “D de vacinação” o dia 20 do mesmo mês, em consonância com o Ministério da Saúde.

 

De acordo com a responsável técnica pela imunização, Socorro Xavier Guedes, crianças a partir de 06 meses e menores de 02 anos, trabalhadores e profissionais de saúde e idosos a partir de 60 anos devem procurar os postos de vacinação para receber a dose. “Nesse ano, a campanha de vacinação contra a gripe teve público alvo ampliado, além dos grupos atendidos normalmente, agora a vacina vai chegar às mulheres em período pós-parto, além de modificações para a imunização de doentes crônicos”, esclareceu.

 

Foi criada pelo Ministério da Saúde uma lista nacional de doenças crônicas. Somente as doenças que estiverem no documento farão parte dos grupos de vacinação, o que não isenta o doente de apresentar a receita médica recomendando a aplicação da dose. Outra modificação é o oferecimento da vacina influenza para pessoas que atendam estes critérios em todos os 35 mil postos de saúde do país, mediante apresentação de receita médica.

 

Com essas alterações, o Ministério da Saúde pretende facilitar a proteção dos grupos mais vulneráveis, reduzindo casos graves e óbitos.

 

Confira os dados abaixo:

 

GRUPO DE COMORBIDADE A SER INCLUÍDO NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO COM PRESCRIÇÃO MÉDICA

Categoria de risco clínico

Definição

1-Doença respiratória crônica

·         Asma em uso de corticóides inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave).

·         DPOC.

·         Bronquioectasia.

·         Fibrose Cística.

·         Doenças Intersticiais do pulmão.

·         Displasia broncopulmonar.

·         Hipertensão arterial Pulmonar.

·         Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

2-Doença cardíaca crônica

·         Doença cardíaca congênita.

·         Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade.

·         Doença cardíaca isquêmica.

·         Insuficiência cardíaca.

3-Doença renal crônica

·         Doença renal nos estágios 3,4 e 5.

·         Síndrome nefrótica.

·          Paciente em diálise.

4-Doença hepática crônica

·         Atresia biliar.

·         Hepatites crônicas.

·         Cirrose.

5-Doença neurológica crônica

·         Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica.

·         Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.

6- Diabetes

·         Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos

·         Observação: ainda será revisto para melhor especificação do grupo a ser atendido na campanha

 

7- Imunossupressão

·         Imunodeficiência congênita ou adquirida

·         Imunossupressão por doenças ou medicamentos

8 - Obesos

·         Obesidade grau III

9 - Transplantados

·         Órgãos sólidos

·         Medula óssea

10 - Síndrome de Down

Serão mantidos os grupos alvos já definidos:

·          Crianças de 6 meses até dois anos de vida.

·          Pessoas com 60 anos ou mais

·         Trabalhadores de Saúde

·         Indígenas

·         Pessoas privadas de liberdade

·         Gestantes

·         Observação: além do grupo das gestantes que já fazem parte da campanha de vacinação, serão incluídas as puérperas.

Puérperas

·         Até 4 semanas após o parto

 Fonte: portalsaude.saude.gov.br

« Voltar
Localização