Imprimir Por Coordecom Quinta-Feira - 7 de Abril de 2022

Muita gente não sabe, mas a notificação dos casos suspeitos de dengue é essencial para o monitoramento da doença, evitando assim, uma possível epidemia. O alerta é da Secretaria Municipal da Saúde de Patos, através da coordenação de epidemiologia.
O coordenador do setor, José Rodrigues de Amorim, informa que ainda ocorre muita subnotificação de casos. Ele aponta que essa ausência de notificações prejudica o mapeamento da situação real dos casos de dengue e outras arboviroses.
“Pra que nós tenhamos uma estatística realmente do que tá se passando no município, e em cada território de unidade de saúde, o paciente tem que procurar para ser notificado, e para que tenhamos uma estatística. E até aí então, o médico é quem vai saber a medicação, porque depende de cada paciente, depende da imunidade de cada paciente”, explicou.
Amorim orienta que ao sentir sintomas que indicam a presença da doença, o paciente precisa procurar uma unidade de saúde mais próxima para relatar o caso ao médico, que vai prescrever o exame sorológico, a fim de descobrir a presença ou não de uma das arboviroses, sendo a dengue a mais comum.
Ainda na unidade de saúde, o paciente precisa solicitar sua notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, que é alimentado na lista nacional de doenças de notificação compulsória.
O paciente sai da unidade de saúde com a prescrição para o exame sorológico, mais a ficha de notificação do SINAN. Em seguida vai para o laboratório municipal que realiza a coleta toda quinta-feira, das 8h às 10h da manhã.
O período adequado para realizar o exame sorológico é de 7 dias após os primeiros sintomas, ressalta o coordenador José Amorim.
Portanto, as notificações quando chegam à vigilância epidemiológica, imediatamente é realizado o bloqueio das áreas com mais incidência de casos confirmados para a dengue. Dependendo da quantidade de casos notificados, o município também pode solicitar o carro fumacê ao Governo do Estado. Mas para isso, as notificações são de suma importância.
Coordecom
José Rodrigues de Amorim - Coordenador da Vigilãncia Epidemiológica (notificações dos casos suspeitos de dengue)
© 1903 - 2026. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.