Notícias


Imprimir   

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a UFCG está promovendo durante toda esta quarta-feira (04) o Minicurso Teoria e Prática de Podas Urbanas, direcionado para as profissionais de prestadoras de serviço, e técnicos da prefeitura que atuam com podas no município de Patos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Sílvio Moreira, o objetivo da formação é, além de formar o profissional que trabalha fazendo podas, conscientizar o cidadão através do conhecimento para que se consiga melhorar a prática da poda na cidade.

“Hoje está sendo ministrado aqui na UFCG com a professora Patrícia, um curso de teoria e prática de podas urbanas. Esse curso é para agregar mais conhecimento às pessoas que trabalham com podas, para que a gente consiga através disso melhorar a qualidade das podas no município de Patos, para evitar questão de podas drásticas. É importante para que as pessoas tenham conhecimento e o entendimento da importância das árvores, para questão do clima, da nossa saúde, para o aumento da umidade relativa do ar, além dos outros benefícios que as árvores trazem,” finalizou o secretário,” afirmou o secretário. 

De acordo com o fiscal ambiental do município, Edson Guedes, a necessidade do minicurso se deu mediante a quantidade de podas drásticas e irregulares feitas no município.

“A gente verificou que existe uma grande quantidade de podas irregulares no município de Patos promovidas por empresas e particulares. E se deu então a necessidade de fazer um curso, e não só punir, reprimir as podas, multar e autuar, mas de capacitar as pessoas para que façam podas regulares e podas com alguns critérios técnicos. Então, hoje estamos aqui neste curso, a prefeitura, algumas empresas e os técnicos da própria secretaria," disse o fiscal ambiental.

O minicurso está sendo ministrado pela professora do curso de Engenharia Florestal da UFCG, Patrícia Carreiro, que destacou a necessidade de mudar o pensamento e o comportamento dos patoenses com relação à importância de cuidar melhor das árvores.

“Esse curso trata justamente sobre o manejo correto de se realizar as podas nas árvores urbanas. É muito importante, para justamente capacitar todos esses profissionais que prestam serviços às empresas, entre outros, para que possamos mudar as atitudes. A gente vê a cidade de Patos que é extremamente quente, com temperaturas elevadas, e que não se tem o respeito pelas árvores que é o único ser vivo que pode minimizar a temperatura tornar o ambiente saudável e bonito. Pode-se podar quando for necessário, não é necessário cortar as árvores do jeito que se corta,” considerou a professora.

O minicurso se estende pelo turno da tarde, onde os participantes estão tendo a oportunidade de verificar in loco, nas dependências da universidade, como se pratica podas responsáveis.



SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE - SILVIO MOREIRA


PROFESSORA DA UFCG PATRÍCIA CARREIRO


FISCAL AMBIENTAL - EDSON GUEDES

 

« Voltar
Localização