Imprimir
Por Coordecom
Quarta-Feira - 4 de Agosto de 2010
Uma das grandes preocupações da saúde pública nestes últimos anos têm sido os cuidados com o homem. Pesquisas mostram que de cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens e que a média de vida deles é sete anos menor que a das mulheres. Estes números são conseqüência da displicência do homem em cuidar da saúde e de outros fatores de risco, como maior consumo de álcool e drogas, acidentes de trânsito e exposição a situações de violência.
Para tentar mudar esta realidade o Sistema Único de Saúde (SUS) lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que entra em vigor para melhorar o atendimento á saúde da população masculina. Em Patos, esta política já está sendo implantada e passa agora pela fase de formação dos profissionais de saúde.
Durante todo o dia de hoje, 04, e amanhã, 05, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, capitaneada pela secretária adjunta, Nadigerlane Rodrigues, está se reunindo, no Centro de Treinamento Maria Maniçoba, com Agentes de Saúde, Enfermeiros e profissionais dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) para fazer o repasse de informações sobre esta nova política.
Após a capacitação, os profissionais irão a campo, a fim de conscientizar os homens da importância dos cuidados com a saúde. Instituições com grande número de homens, a exemplo do Tiro de Guerra, também integrarão a campanha, a fim de sensibilizar o maior número de pessoas sobre os reais riscos corridos pelo sexo masculino.
Muitos homens ainda alimentam o preconceito sobre o exame de próstata, feito através de um toque retal. O machismo, juntamente com o fato dos homens acharem que não vão adoecer e por isso se manterem longe dos consultórios médicos são os principais tabus a serem quebrado com esta nova ação do SUS.
A Secretaria de Saúde fará nos próximos dias 13,14 e 15 de agosto uma intensificação no trabalhado de conscientização dos homens. A ação acontecerá no Terreiro do Forró, que neste período será palco do Patos Moto Fest, evento que atrairá motociclistas de toda região e de outros estados. (ML)
« Voltar