Imprimir Por Coordecom Quinta-Feira - 22 de Abril de 2010
O medicamento Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), que combate a Influenza A (H1N1), está sendo distribuído na Farmácia Popular do Município desde o último dia 15 de Abril.
De acordo com o coordenador de Assistência Farmacêutica de Patos, Francicleber Medeiros, a distribuição é gratuita mediante prescrição médica. “A identificação da doença tem que ser feita por orientação médica para evitarmos a auto-medicação que, através do uso indiscriminado desse medicamento pode causar a resistência do vírus. A recomendação é de que seja procurado em até 48 horas do início dos sintomas”, disse.
A distribuição do medicamento está sendo realizada simultaneamente em todas as 530 unidades das Farmácias Básicas em todo o Brasil. No total, serão dois milhões de tratamentos disponíveis à população. O medicamento aumenta a lista de 107 itens oferecidos na Farmácia Popular, que conta com analgésicos, anti-hipertensivos e preservativos.
Para retirar o oseltamivir, o munícipe deve apresentar a identidade e a prescrição do medicamento emitida por médico da rede pública ou privada. A receita tem validade de cinco dias e ficará retida na unidade da Farmácia Popular.
INDICAÇÃO ESPECÍFICA – O medicamento não é indicado para todo e qualquer caso de pessoa com sintoma de gripe. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o oseltamivir deve ser utilizado em pacientes com quadro de doença respiratória grave, cujo início dos sintomas tenha ocorrido no período de 48 horas. O antiviral, segundo avaliação médica, também está indicado para tratamento de pacientes com sintomas de gripe que sejam portadores de fatores de risco, como doença crônica e gravidez. Porém, segundo a orientação do fabricante, o laboratório Roche, o medicamento deve ser usado durante a gravidez somente se o benefício justificar o risco potencial para o feto.
O Ministério da Saúde alerta que as indicações de uso do medicamento se baseiam na bula do medicamento, conforme seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e em estudos científicos. Prescrição e dispensação do medicamento fora das recomendações do Ministério ficam sob a responsabilidade conjunta do médico responsável pela prescrição e da autoridade de saúde local.
FARMÁCIA POPULAR – Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular visa a ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais. Os produtos são subsidiados pelo governo federal, que chega a arcar com 90% do valor. Atualmente, a rede alcança 410 municípios das 27 unidades da federação. Por mês, mais de 950 mil pessoas utilizam o serviço.
(GL)
« Voltar© 1903 - 2026. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.