Notícias


Imprimir   

Processo de Regionalização dá suporte a mais de 300 mil pessoas

Por Coordecom Quinta-Feira - 25 de Agosto de 2011


 
Com o intuito de ampliar os serviços de saúde pelo interior do estado da Paraíba, a Prefeitura Municipal de Patos concluiu no início da noite desta quinta-feira, 25, o processo de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
 
A base descentralizada foi inaugurada no município de São José Bonfim, que recebeu, além de capacitação dos novos profissionais que atuarão no serviço, uma ambulância de suporte básico.
 
Para o prefeito do município, Esaú Nóbrega, esta é uma quinta-feira histórica. “É com muita alegria que estamos recebendo essa regionalização, que atenderá a população de São José do Bonfim e do município de Mãe
D’água. Agradecemos a todos que se empenharam em executar essa regionalização, pois tenho certeza que é um marco para a saúde desse povo”, relatou.
 
De acordo com o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, a parceria entre os municípios foi fundamental para que o projeto fosse implantado. “Não podemos pensar em um crescimento, sem pensarmos na região com um todo. Patos cresce, mas os municípios vizinhos precisam acompanhar esse crescimento. O intuito da regionalização é promover esse crescimento conjunto da melhoria da qualidade de vida da população sertaneja”, enfatiza.
 
O secretário de saúde do município de Patos, Eisenhower Alves de Brito Segundo, afirmou que os trabalhos de regionalização deram um passo importante para desenvolvimento de novas ações. “O trabalho não para por aí. Estamos concluindo a entrega das ambulâncias aos municípios, mas já estamos ampliando o serviço, como por exemplo, já estamos equipando um carro de intervenção rápida para dar suporte aos vinte municípios que compõem a rede SAMU, bem como estamos concluindo a ampliação da Central do SAMU em Patos”, relata.
 
O sistema SAMU trabalha de forma integrada com a Central de Regulação Médica para que todos os encaminhamentos e procedimentos sejam adotados e que, dessa forma, as Unidades possam atender as urgências e emergências da área de abrangência. O Processo de Regionalização do SAMU atende vinte municípios e aproximadamente 300 mil habitantes na região de Patos. 
 
Fazem parte da regionalização os municípios de São José de Espinharas, Passagem, Teixeira, Condado, Santa Luzia e São José do Bonfim.
« Voltar
Localização