Imprimir Por Coordecom Terça-Feira - 1 de Março de 2016
Visando chamar a atenção da população patoense com relação aos perigos oferecidos pelo mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, as três epidemias que têm assustado o país, a Escola Municipal João Rodrigues de Amorim em parceria com a UBS Evaristo Guedes e a Vigilância Ambiental, promoveram na manhã desta terça-feira, dia 1° de março, no bairro do Mutirão, uma grande mobilização de combate ao mosquito.
Logo nas primeiras horas da manhã agentes de endemias, agentes de saúde, equipe de Saúde da Família, professores e alunos da rede municipal já se organizavam na frente da escola com cartazes e faixas para saírem em caminhada pelas principais ruas do bairro. Também estiveram presentes na mobilização a prefeita de Patos, Francisca Motta, e a secretária de Educação do município, Adalmira Marques.
De acordo com a gestora da escola, Socorro Sucupira, a caminhada é a culminância de um projeto que vem sendo desenvolvido de forma multidisciplinar com os alunos. “O projeto consistiu na orientação e no esclarecimento dos alunos com relação às medidas que podem ser tomadas para que o mosquito não nasça. É importante trabalhar essa temática dentro da escola, pois hoje nós contamos com uma comunidade escolar de 220 alunos, e esses alunos são multiplicadores de informações. Aqui a gente trabalha o aluno, e o aluno trabalha a família e o trabalho vai crescendo,” disse. A diretora revelou ainda que cada aluno recebeu a missão de limpar o quintal de sua residência, para isso receberam luvas, máscaras e sacos plásticos para a coleta dos recipientes.
Para a coordenadora da Vigilância Ambiental, Gorete Batista, a educação e a conscientização ainda são as melhores formas de combater o mosquito. “É preciso que a criança aprenda desde cedo a forma correta de se combater o mosquito, e de manter o ambiente livre de lugares que favoreçam a proliferação dele. As crianças e os jovens são o futuro da nação e sem a contribuição que elas podem nos dar, a nossa luta não será tão eficaz,” afirmou.
O enfermeiro da UBS Evaristo Guedes, Alan Correia, a mobilização é importante, pois dá destaque e mostra a dimensão do problema que pode ser causado pelo mosquito. “Há muitos casos de adoecimento na nossa comunidade, por isso é preciso que chamemos a atenção da população. Sabemos que o mosquito é doméstico e sem a ajuda da população não será possível o extermínio dele,” falou.
As mobilizações nos bairros continuam e nesta quinta-feira, dia 03, será a vez da comunidade do Alto da Tubiba, tendo como organizadora a UBS Yoyô Laureano.
« Voltar© 1903 - 2026. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.