Notícias


Imprimir   

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social entregou na noite desta terça-feira, dia 06 de Agosto, no CRAS Geralda Medeiros, localizado no Bairro São Sebastião, 230 certificados aos alunos participantes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego –PRONATEC/Brasil Sem Miséria.

 

Os cursos foram ministrados em 2012 e 2013 com duração mínima de 160 horas/aulas nas áreas de desenhista de construção civil; eletricista de instalação predial de baixa tensão; serígrafo; armador de estrutura de concreto armado; mecânico de manutenção de motocicletas; confeiteiro; modelista do vestuário; vendedor; cabeleireiro assistente; recepcionista e auxiliar administrativo.

 

Os participantes dos cursos são beneficiários do Programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

 

Na oportunidade, a prefeita Francisca Motta fez a entrega dos certificados aos participantes e explicou a dificuldade que há quando não se tem uma qualificação adequada exigida pelo mercado de trabalho.

 

“Patos tem feito sua parte em oferecer os cursos por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, pois, é uma oportunidade desses jovens garantir seus futuros e obter uma renda extra para a família”, declarou.

 

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, explicou que os cursos fazem parte de uma pactuação da Prefeitura Municipal de Patos, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

 

“Através desses cursos as famílias terão realmente uma qualidade de vida, pois, será gerado emprego, e através dos mesmos, as famílias terão a dignidade do trabalho e qualificação profissional; hoje a gente precisa está qualificado profissionalmente para poder entrar competitivamente no mercado de trabalho”, afirmou Helena Wanderley.

 

Abílio Mesquita da Silva, 27 anos, participou do curso de mecânica de motos e garantiu que a duração deste foi substancial para o aprendizado. “A aplicação do curso teve um tempo bem razoável em relação a outros por ai à fora; com carga horária boa, professor qualificado que fez o curso com coerência, sem pressa, eu tive um bom sucesso no aprendizado”, enalteceu.

 

O curso de formação profissional para os jovens de Patos tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância, bem como construir e ampliar as escola que ofertam educação profissional e tecnologia nas redes estaduais.

 

O representante do Acessuas Trabalho e PRONATEC, Alexandre Azevedo, explicou que a qualidade dos cursos tem reconhecimento em todo o Brasil, tendo em vista suas aplicações por parte de instituições renomadas no país. Alexandre garantiu que a qualidade desses cursos é de 100%, tendo em vista a oportunidade que os participantes patoenses tiveram em participar e ter o mesmo reconhecimento que os alunos que enfrentam para um vestibular e ENEM.

 

Para se cadastrar no CadÚnico e ter acesso aos cursos, os interessados devem procurar um dos CRAS do município de Patos ou a Secretaria de Desenvolvimento Social  e a partir do momento em que for gerado o NIS, eles já podem participar de qualquer um dos cursos oferecidos pelo PRONATEC/Brasil Sem Miséria.

 

Estão abertas as inscrições para os cursos de eletricista; pedreiro de revestimento; pedreiro de alvenaria; montador e reparador de computador.

 

(AC)

 

 

 

« Voltar
Localização