Notícias


Imprimir   

A Prefeitura de Patos-PB está engajada no apoio à iniciativa do Ministério Público do Trabalho através da Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região, que realiza a partir desta segunda-feira (21), até a próxima quarta, o Projeto Trabalho de Todos, que durante os três dias oferecerá informação, prestação de serviços gratuitos, qualificação e capacitação profissional às pessoas participantes, além de elaborar um amplo diagnóstico sobre as relações de trabalho na Paraíba. A praça de serviços está montada no Ginásio de Esportes do SESI.

 

O Projeto Trabalho de Todos vem à Patos reunir parcerias institucionais importantes para o mundo do trabalho, e oferece oportunidade para quem quiser participar, seja empregador ou empregado.

 

O poder público municipal está presente oferecendo apoio técnico operacional, através das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, com a oferta de testes rápidos, orientação sobre a prevenção de DST/AIDS, aferição de pressão, avaliação nutricional, tipagem sanguínea, orientação de saúde bucal, bem como a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

 

A prefeita de Patos, Francisca Motta, enfatizou que o mais importante serão os resultados derivados dessa parceria, e destacou as orientações como importantes para a população.

 

Cerca de 15 instituições estão disponibilizando vários serviços gratuitos relacionados ao mundo do trabalho. O SESI, SESC, SENAI e SENAC estão oferecendo cursos e oficinas de trabalho. Os bancos públicos também estão contribuindo com a oferta de linhas de crédito. A orientação do SEBRAE está focada no empreendedorismo individual. A Justiça do trabalho está atendendo casos de conciliação judicial. O Ministério do Trabalho e Emprego está emitindo de carteira de trabalho, recebendo denúncias trabalhistas, dando entrada no seguro desemprego, carteira de identidade, CPF, entre outros.

 

“A principal razão dos problemas trabalhistas ainda é a desinformação, ou seja, as pessoas não conhecem os seus direitos básicos, e pior ainda quando não sabem a quem recorrer quando necessitam de auxílio. Então é por isso que o MPT reuniu esses parceiros para percorrer treze municípios do estado em busca de sanar algumas dessas dificuldades”, explicou o procurador chefe do Ministério do Trabalho na Paraíba, Claudio Gadelha.

 

Na terça-feira (22), às 19h00, no Ginásio do SESI, haverá uma audiência pública aberta ao público, com a participação de procuradores, juízes e auditores do trabalho, autoridades locais, sindicalistas, entre outras categorias. Será um momento onde todos poderão tirar dúvidas e se informar melhor sobre o mundo do trabalho.

 

(HB) 

« Voltar
Localização