Notícias


Imprimir   

1.553 crianças devem ser imunizadas contra hepatite A na cidade de Patos

Por Coordecom Terça-Feira - 29 de Julho de 2014


O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou na manhã desta terça-feira (29), a introdução de uma nova vacina no Calendário Nacional e Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização contra Hepatite A, é direcionada às crianças de 12 meses até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias).A meta do ministério é atingir 95% desse público, o que totaliza três milhões de crianças.

 

A vacina que será implantada a partir do início de agosto, pode ser administrada concomitantemente com qualquer vacina do calendário nacional.

 

Em Patos, a vacina será introduzida no calendário a partir do dia 04 de agosto. Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Patos, Socorro Guedes, serão vacinadas 1.553 crianças na cidade de Patos. A coordenadora ainda informou que as equipes das unidades básicas de saúde já foram capacitadas tecnicamente para aplicar a vacina.

 

A introdução da vacina adsorvida hepatite A (inativada), faz parte da política de ampliação do Calendário Nacional de Vacinação em 2014, desenvolvida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

A hepatite A é habitualmente benígna, e raramente pode apresentar uma forma grave (aguda, e fulminante), levando a hospitalização e ao óbito. A prevenção desta doença viral continua a ser arma mais importante para o controle, pois não existem medicamentos antivirais específicos contra a doença.

 

(HB)

« Voltar
Localização