Imprimir Por Coordecom Segunda-Feira - 20 de Janeiro de 2020

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental, realiza entre os dias 20 e 24 de janeiro do ano corrente, mais um Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti – LIRAa.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Elisangela Queiroz, esse diagnóstico possibilita apresentar de maneira rápida e segura, o índice atual de infestação do mosquito, bem como direcionar as medidas adequadas de controle.
A estratégia de trabalho é baseada na atuação dos agentes de endemias, que buscam identificar e coletar as formas imaturas (larvas) do mosquito, com eliminação e tratamento de potenciais criadouros do Aedes Aegypti.
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como as demais arboviroses, a exemplo da Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.
A prevenção deve ser feita principalmente evitando o acúmulo de água parada, que consequentemente evita a proliferação do mosquito, conforme explicou a coordenadora Elisangela Queiroz.
Algumas medidas importantes podem contribuir para erradicar o mosquito, como armazenar pneus velhos apenas em locais cobertos, virar garrafas com a boca para baixo, lavar os recipientes de água para animais de estimação, manter fechadas as tampas de caixas de d´água, cisternas, baldes, tonéis, e limpar calhas, piscinas e aquários.
Elisangela ainda lembrou que o apoio da população é muito importante, uma vez que essas medidas podem ser tomadas por cada um dentro das próprias residências.
Coordecom
Elisangela Queiroz - Índice da Infestação do Aedes Aegypti
© 1903 - 2026. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.