Notícias


Imprimir   

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental em Saúde realizará nesta sexta-feira (06), em vários bairros da cidade, o Dia D de mobilização para o controle do mosquito Aedes Aegypti (Dengue).
 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Elisângela Queiroz, a mobilização será educativa e resolutiva, com os agentes de endemias realizando o trabalho de combate dos focos do mosquito (inspeção e eliminação), e ainda fazendo a entrega de panfletos e repassando orientações importantes sobre as formas mais eficazes de prevenção.
 

No mercado central, ponto principal da ação, o foco será atender aquelas pessoas que trabalham e não estão em casa durante as visitas dos agentes de endemias.
 

Elisângela pontuou que o Dia D de mobilização visa intensificar o combate e controle do mosquito Aedes Aegypti diante do último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), que coloca a cidade de Patos em situação de alto risco de surto de dengue.
 

Além disso, o período de verão é o mais propício para se trabalhar a prevenção, uma vez que é o momento onde o mosquito costuma se proliferar com mais intensidade.
 

PROGRAMAÇÃO:

  1. Praça do São Sebastião

Horário: 08h00

Participação: Agentes de Endemias, professores e alunos.

Atividade: Palestra com o tema: Arboviroses – Prevenção e Controle. Exposição de banners e panfletagem sobre o combate ao Aedes Aegypti (Dengue).
 

  1. Centro Comercial de Patos (Mercado Central)

Horário: 08h00

Participação: Agentes de Endemias.

Atividade: Eliminação, inspeção, e tratamento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, além de orientações sobre o combate ao mosquito.
 

  1. Comunidade Rural Campo Comprido (Patos/PB)

Horário: 08h00

Participação: Agentes de Endemias

Atividade: Eliminação, inspeção, e tratamento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, além de orientações sobre o combate ao mosquito.
 

  1. Feira da Troca (centro)

Horário: 08h00

Participação: Agentes de Endemias

Atividade: Divulgação de informações e das ações para o combate do Aedes Aegypti, através de caminhada e distribuição de folders.
 

  1. Bairro Jatobá (UBS Maria Marques)

Horário: 08h00

Participação: Agentes de Endemias, escolas e comunidade em geral.

Atividade:

- Divulgação de informações e das ações para o combate do Aedes Aegypti, através de caminhada e distribuição de folders.

- Apresentação do ciclo de vida do Aedes Aegypti e medidas de prevenção, através de banners, faixas e caixas entomológicas com as fases do mosquito.

 

Coordecom – Hélio Barbosa



Elisângela Queiroz - Coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde

« Voltar
Localização