Imprimir Por Coordecom Terça-Feira - 8 de Outubro de 2013
A Prefeitura de Patos através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta terça-feira, 8 de outubro, na Unidade de Saúde Aderban Martins, no bairro Belo Horizonte, uma ação intitulada “Dia Rosa”, voltada exclusivamente para as mulheres, dentro da Campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Durante toda a manhã as mulheres daquela área receberam uma atenção especial com diversos serviços de saúde, e consultas especializadas com Ginecologista e Mastologista.
De acordo com a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Isabela Cristina, a ação objetivou descentralizar as consultas especializadas com mastologista e ginecologista, oferecendo o exame clínico das mamas, exame citológico, além de atendimentos com as equipes do NASF I.
Ainda de acordo com Isabela Cristina, em virtude da Campanha Outubro Rosa, o município teve que aumentar de 90 para 140, o número de mamografias, além de também ampliar o número de ultrassons transvaginais e mamárias,que são oferecidas no Centro de Especialidades Frei Damião.
Para a prefeita de Patos, Francisca Motta, a quantidade de mulheres que compareceu à unidade de saúde mostra que cada vez mais elas estão se conscientizando da importância da prevenção de doenças. “Fico feliz em perceber que o nosso esforço está valendo, pois essas mulheres compareceram e mostraram que se cuidam. Espero que essa conscientização seja mantida não só durante a campanha, pois o município dá essa assistência durante todo o ano”, relata a prefeita.
Gerúsia Delfino, membro do grupo de mulheres Amigas Viva a Vida, parabenizou a participação de todas as mulheres, lembrando também de destacar o trabalho das equipes de saúde.
A senhora Maria Luiza, que esteve participando do “Dia Rosa”, disse que ações como essa estimulam ainda mais que as mulheres se previnam contra doenças, a exemplo do câncer de mama.
A Secretaria de Saúde de Patos já oferece assistência às mulheres durante todo ao ano através do trabalho de prevenção nas unidades básicas de saúde, e no Centro de Especialidades Frei Damião, oferecendo consultas especializadas com mastologista e ginecologista.
(HB)
« Voltar
© 1903 - 2026. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.