Imprimir Por Coordecom Quarta-Feira - 21 de Julho de 2010
A II Etapa do Circuito Tela Verde, projeto lançado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, chegou a Patos como fruto de uma parceria com as secretarias de Articulação Social e Meio Ambiente. O Circuito consiste numa seqüência de filmes que envolvem temáticas relacionadas ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Brasil. A participação da população neste evento é muito importante para divulgação e promoção da proposta.
Nesse segundo encontro realizado na noite desta quarta-feira (21), na Casa dos Conselhos, estiveram presentes, além dos secretários de Articulação Social – Taunaí Dantas, do Meio Ambiente – Sebastião dos Santos Lima, também o professor Luiz Aquino, o vereador Edleudo Lucena, entre outros.
Além dos vídeos temáticos exibidos, foi aberta uma roda de discussões a cerca da preservação e conservação da água. Durante o debate surgiram várias colocações a respeito de como anda a situação de alguns mananciais da cidade de Patos, a exemplo do açude Jatobá, que segundo alguns participantes, anda muito degradado.
“Estamos satisfeitos com a proposta do Ministério do Meio Ambiente, que é exatamente provocar na sociedade, essa consciência ecológica, no tocante a preservação, conservação e revitalização do meio ambiente. Na primeira reunião falamos sobre o lixo, e agora levantamos a questão da água. Está sendo muito proveitoso manter ás reuniões do que estamos chamando de Fórum Permanente de Desenvolvimento Ambiental do município de Patos e região”, relatou o Secretário de Articulação Social, Taunaí Dantas.
Para o professor de Geografia das escolas GEO e Gente Inocente em Patos, Luiz Aquino, a mobilização da sociedade parte do princípio do conhecimento. “Depois que esse grupo começar a conhecer de fato, a realidade das questões que envolvem o meio ambiente na cidade de Patos, creio que haverá um maior comprometimento por parte de todos, e também de outras pessoas que venham aderir a essa causa”, afirmou.
Por motivo de ordem maior, não houve a participação do professor Osman Batista, como estava previsto. A apresentação de um projeto de sua autoria e também uma análise de como anda a situação do Rio Espinharas de Patos, ficou para a próxima quarta-feira (28), data da próxima reunião.
(HB)© 1903 - 2026. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.