"> Prefeitura Municipal de Patos-Notícias - Matadouro Público

Notícias


Imprimir   

Reformas são apresentadas à população  

Por Coordecom Quinta-Feira - 10 de Fevereiro de 2011


A Secretaria da Agricultura e a Administração do Matadouro Público de Patos realizou na manhã desta quinta-feira (10), na sede da Diretoria da Vigilância Sanitária Municipal de Patos, no bairro Brasília, uma avaliação técnica das melhorias realizadas no Matadouro Público, desde o ano de 2005, quando teve início a segunda gestão do prefeito Nabor Wanderley.

A coordenadora de inspeção do Matadouro, Cláudia Morgana Soares, fez um balanço das mudanças realizadas no logradouro, sobretudo após sua reabertura no dia 20 de setembro de 2010.

Dentre as novas mudanças estão a pintura de todo o estabelecimento, abertura do novo setor de abate de ovinos e caprinos, reforma de banheiros e sanitários, canalização de resíduos, aquisição da pistola pneumática para atordoamento de bonivos, aquisição de duas serras elétricas para corte de carcaça e estrados de ferro galvanizado para suporte de cabeças, entre outras.

A coordenadora ainda destacou os exames médicos que estão sendo feitos com todos os funcionários, bem como a abertura de estágios para alunos do Curso de Medicina Veterinária. Além disso, os animais só adentram no Matadouro se o dono estiver portando o GTA (Guia de Trânsito Animal), expondo a localidade de origem e o tipo de vacinação a que o animal já foi submetido.

Logo após a apresentação, imprensa e autoridades fizeram uma visita técnica informativa às dependências do Matadouro, para conhecerem de perto as melhorias técnicas e de higiene pelo qual tem passado o local.

“Desde o ano de 2005 temos trabalhado para tentar melhorar a realidade do Matadouro, e agora podemos garantir que os resultados são consideravelmente visíveis. Desde que foi construído pela administração de Bivar Olinto, essa foi a maior e melhor reforma feita naquele local. Chegou um momento em que ou fazíamos a reforma ou não havia mais como se trabalhar no local”, afirmou o prefeito Nabor Wanderley.

Sebastião dos Santos Lima – secretário do Meio Ambiente, disse que “foram investidos mais de 100 mil reais na parte física do local, equipamentos e novos funcionários. Sabemos que ainda existem problemas, mas estamos constantemente buscando soluções”.

Para Petrônio Gouveia – coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, o Matadouro Público está adequado para receber animais para o abate. “o Lugar dispõe de um corpo de inspeção formado por três veterinários que estão a todo momento acompanhando a chegada e saída dos animais. Em breve haverá dois veterinários no Mercado Público para receber as carnes que já vão inspecionadas”, disse.

Também esteve presente na ocasião da apresentação e visita técnica, o secretário de saúde, Eisenhower Alves de Brito.

(HB) 
« Voltar
Localização