Notícias


Imprimir   

Servidores da Prefeitura de Patos se reuniram na última quinta-feira, 12 de novembro, para receber informações sobre o residencial direcionado para as categorias trabalhistas do Município. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Patos, Everaldo Lima acompanhou a apresentação do projeto da empresa Original Ltda e discutiu a ideia com os servidores e os representantes dos Sindicatos dos Servidores da Saúde e dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (Sinfemp).

  

A primeira reunião aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Patos (Aciap), durante toda tarde e ficou direcionada para o Sindicato dos Servidores da Saúde. O projeto para construção do residencial tem como base, contemplar os servidores a partir da sua renda financeira através do programa Minha Casa, Minha Vida. “É um projeto importante, porque contempla os servidores do município, ao mesmo tempo em que também possibilita a realização do sonho da casa própria para muitos que moram de aluguel ou não têm condições de conseguir um financiamento”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde, Bosco Valadares.

 

Para o agente comunitário de saúde, Marcondes Araújo, o projeto valoriza o servidor, uma vez que lhe oferece condições de conseguir o sonho da casa própria.  “Essa política habitacional é algo muito bom, principalmente, pela oportunidade que é oferecida aos servidores. Minha expectativa é positiva e espero que todos sejam contemplados”, comentou.

 

A segunda reunião com os servidores foi realizada a noite, no ginásio Rivaldão e ampliou a discussão para os servidores de outras categorias com a participação do Sinfemp, oportunidade em que também foi apresentado o projeto e discutido os critérios técnicos. A presidente do sindicato, Carminha Soares, avaliou de forma promissora o debate. “A reunião mostrou de que maneira os servidores podem se encaixar no programa. O Sinfemp já fez os cadastros, alguns servidores, inclusive, já foram contemplados em outros programas e esperamos incluir mais pessoas nesse projeto”, disse.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação Everaldo Lima avaliou positivamente as reuniões e ressaltou o empenho da Prefeita Francisca Motta na busca de projetos em fortalecimento a política habitacional. “A Prefeita Francisca Motta tem buscado constantemente a efetivação de projetos para construção de moradias em Patos e esse é mais um que chega para beneficiar as pessoas”, ressaltou.

 

Para professora Sônia Bento a iniciativa é valorosa, considerando a necessidade dos servidores. “Achei muito boa a iniciativa, porque coloca o servidor numa condição de melhoria de vida. Agora vamos acompanhar o processo e espero que não somente eu, mas, que todos sejam beneficiados”, concluiu.

 

Após as reuniões, uma comissão foi formada por representantes da Prefeitura de Patos, Empresa Construtora, Sindicatos e Servidores para as etapas do projeto. O projeto de construção do residencial é um financiamento com taxas diferenciadas, contemplado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

 

 

O projeto

 

O representante da empresa Original Ltda, Gilson Freire, explicou como é desenvolvido projeto, tendo em vista, as etapas necessárias para o início da construção. “O primeiro processo é avaliar o perfil do público e a faixa de renda das pessoas cadastradas. Em seguida, apresentamos o projeto, considerando três situações, a primeira para aqueles que têm rendimento até R$ 1300, a segunda com valor até R$ 1600 e a última condição acima desse valor, ou seja, o trabalho começa a ser concretizado a partir dessas identificações”, comentou.

 

Gilson Freire disse também que o modelo do residencial se caracteriza por casas separadas, considerando a condição da região devido às altas temperaturas. Além do acompanhamento do município e sindicatos, o projeto é monitorado pela Caixa Econômica Federal e cumpre todas as normas da legislação em vigor com relação à construção civil. O projeto prevê a construção de residências em blocos com 80 unidades em diferentes pontos da cidade.

 

Segundo o coordenador do Movimento de União por Moradia Popular na Paraíba, Alberto Freire, a iniciativa fortalece a política pública de habitação, sobretudo, beneficia as pessoas. “Esse modelo de projeto está em execução nos grandes municípios, no caso de Patos, esse diálogo com a Prefeitura foi importante porque ampliou o debate para os sindicatos e a perspectiva é positiva, uma vez que às reuniões realizadas apresentaram para as pessoas como funcionará cada etapa”, ressaltou.

« Voltar
Localização