Notícias


Imprimir   

Buscando desenvolver a educação através do lúdico, a Escola Municipal Rotary promoveu um dia de atividades alusivas ao Dia Internacional do Brincar, comemorado mundialmente no dia 28 de maio. As brincadeiras foram desenvolvidas a partir dos brinquedos confeccionados pelos próprios alunos com materiais recicláveis.
 

A atividade trouxe como proposta a confecção de brinquedos e brincadeiras antigas para brincar na coletividade, favorecendo a interação, o trabalho em grupo e a unidade entre os alunos. Caixas de papelão viraram desde jogos de tabuleiro de xadrez e dama, até casinhas de boneca. As garrafas pet foram transformadas no jogo do cesto, e no jogo do vai-e-vem, e suas tampas viraram jogo da memória. Folhas de papel colorido com ajuda de cola, tesoura e caneta hidrocor, viraram dados, e diversos outros materiais também foram reaproveitados pelos alunos.
 

A supervisora escolar, Rosilane Alves de Araújo, explicou que o Dia do Brincar tem como premissa considerar a brincadeira essencial para o pleno desenvolvimento físico e intelectual da criança e também para a socialização na comunidade em que vive.
 

“A criança ela precisa desse momento de brincar para desenvolver essa imaginação, a ludicidade. Para esse dia cada um confeccionou o seu brinquedo com material reciclável, e foram brincar com eles. Eu acredito que foi bem legal, porque assim eles valorizam até mais, já que eles mesmos confeccionaram e estão exibindo o brinquedo. Foi uma oportunidade de trabalhar a criatividade e a imaginação do aluno,” considerou a supervisora.
 

Rosilane revelou ainda que alguns dos brinquedos foram confeccionados em casa juntamente com as famílias dos alunos menores, contribuindo para que o momento de brincar também aconteça no ambiente familiar.
 

“As turminhas da pré-escola a gente pediu para eles fazerem em casa com os pais ou com seus responsáveis. E aí eles chegaram na sala e até relatam como foi a confecção desse brinquedo em casa. E como a gente procurou fazer esses brinquedos mais antigos para resgatar a infância dos pais, foi bem bacana eles participarem,” disse Rosilane.


SUPERVISORA ESCOLAR - ROSILANE ALVES


 

« Voltar
Localização