Imprimir Por Coordecom Terça-Feira - 1 de Abril de 2014
A Secretaria Municipal de Educação de Patos realizou de 13 a 27 de março, o I Colóquio Interdisciplinar das Escolas Municipais. O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, marcou a abertura das atividades de planejamento por área com a equipe de coordenadores das disciplinas.
Durante os onze dias do evento professores do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), e da Educação Infantil, participaram de palestras sobre: Motivação, Tráfico Humano e Atividades Motoras; reuniões de departamentos, orientações de estudo e Seminário de Educação Inclusiva.
O coordenador pedagógico, Márcio Medeiros, disse que os encontros possibilitaram a aquisição de temas sociais que afetam o contexto escolar. “O primeiro colóquio interdisciplinar vem promover as atividades que viabilizem a apropriação da teoria e prática e ao mesmo tempo, possibilitar aquisição de temas sociais que afetam o contexto escolar seja, com os professores, seja com os alunos, e seja com a comunidade em torno das escolas”, disse.
De acordo com a supervisora da Educação Infantil, Kathiane Sousa, o Seminário Educação Inclusiva teve como objetivo levar a ideia de que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular. “A gente percebeu a necessidade de levar a inclusão para os professores e para os profissionais cuidadores, devido ao grande número de alunos com necessidades especiais que estão em creches e nas escolas, informando-os sobre os Marcos Legais e expondo a grande necessidade dos profissionais em educação, e que os profissionais que lidam com crianças com necessidades especiais possam facilitar o trabalho com elas”, explicou.
O Seminário de Educação Inclusiva – Construindo uma Concepção para a Diversidade, teve como facilitadoras Rita de Cássia Feitosa, secretária adjunta de Educação e Mestre em Educação Especial, e Kelly Cristine Perônico, coordenadora da Educação Especial no município de Patos, transcritora Braille e Especialista nas Novas Tecnologias em Educação.
Para a secretária adjunta de Educação, Rita de Cássia, o I Colóquio Interdisciplinar foi muito importante para mostrar aos participantes a proposta de melhorar sempre mais o acesso das crianças com necessidades especiais a educação infantil. “A gente teve a oportunidade de mostrar para os professores da educação infantil o que é a proposta da Educação Inclusiva, os avanços que o município tem conseguido, bem como, a proposta de melhorar sempre mais o acesso das crianças com necessidades especiais a educação infantil. Para alguns professores foi um tema novo porque ele assusta, e tudo isso. Mas foi muito bom, trouxe uma grande consciência, mais práticas que devem ser mudadas nas propostas pedagógicas das creches”, comentou Rita.
Durante toda semana os professores planejaram, sistematizaram e organizaram projetos com apoio de uma assessoria pedagógica para cada disciplina.
A Coordenação Pedagógica informou que estes encontros continuarão neste ano letivo de 2014 com a prerrogativa de se confeccionar os referenciais curriculares para o Ensino Fundamental do município de Patos, culminando com uma amostra de todas as disciplinas (Projetos) para a população.
(AA)
« Voltar
© 1903 - 2026. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.