Imprimir Por Coordecom Sexta-Feira - 4 de Dezembro de 2009
Iniciando a capacitação de articuladores e representantes dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, a coordenação do Selo Unicef nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, realizou no dia 1 de dezembro, a I capacitação sobre a metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado – 2009/2012.
A secretária adjunta de Desenvolvimento Social, que é a articuladora do Selo Unicef na cidade de Patos, Helena Wanderley, participou da capacitação juntamente com o representante do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente, José Taunaí Dantas. A capacitação aconteceu na sede do Instituto Federal da Paraíba, localizada na Av. Presidente Tancredo Neves, no Bairro Jardim Sorrilândia, na cidade de Sousa - PB, tendo início por volta das 8h.
A capacitação teve como objetivo a conquista de um mundo melhor para crianças e adolescentes do semi-árido, organizando os dados para construir a linha de base de cada município que já aderiram ao Selo. Além de Patos estiveram presentes representantes de outras cidades do sertão, a exemplo de Vieirópoles, Santarém, Jericó, Nazarezinho, Monte Orebe, Carrapateira, Santa Terezinha, Pombal, Cachoeira dos Índios, Cajazeirinhas, Uiraúna, Bernardino Batista, entre outras.
Durante a capacitação, que aconteceu no Salão Nobre Dr. José Sarmento Júnior do Instituto, a especialista de monitoramento e avaliação do Unicef, Conceição Cardoso, entregou quites com livros, cadernos explicativos, CDs, adesivos e outros lançamentos do Unicef, com detalhes da metodologia para aquisição do selo até 2012. Foram debatidas na capacitação, indagações freqüentes sobre o que vem a ser o Selo Unicef; qual o papel do prefeito e do articulador, bem como do Comitê Pró-Selo; como os municípios podem ampliar a mobilização social durante a execução dos projetos; além de outras questões enquadradas na realidade de cada cidade.
Segundo a especialista de monitoramento e avaliação do Unicef, Conceição Cardoso, o selo é um momento, uma convocação que o Unicef faz, reconhecendo aqueles gestores que priorizam crianças e adolescentes na sua gestão. “O Selo é uma estratégia do Unicef para promover os direitos das crianças e adolescentes e contribuir para que o Brasil alcance os Objetivos do Milênio, então nós estamos convidando os municípios para essa adesão. Foi um momento de muita alegria na Paraíba ver 134 de 223 cidades do estado aderindo ao Selo e desenvolvendo políticas públicas de saúde, educação, esporte, cultura, lazer e cidadania que priorizem crianças e adolescentes”.
A especialista informou ainda que os caminhos percorridos no selo em cada município começam com a adesão, mobilização, capacitação, monitoramento, atuação, avaliação e finalmente o reconhecimento. “Nós avaliamos os municípios a partir de eixos como impacto social, que é quando nós observamos o impacto das políticas públicas que estão sendo desenvolvidas no município, bem como, a forma de desenvolvimento dessas políticas, no eixo de gestão. E no eixo de participação, fiscalizamos a garantia da participação de crianças e adolescentes no fortalecimento e desenvolvimento de políticas”, enfatizou a especialista de monitoramento e avaliação do Unicef, Conceição Cardoso.
De acordo com a articuladora do Selo Unicef na cidade de Patos, Helena Wanderley, o trabalho do articulador além de intenso e árduo, é de grande importância e responsabilidade. “O articulador precisa ter um poder de sensibilização muito grande, para influenciar os prefeitos, os secretários e conselheiros de cada cidade, diante da necessidade de execução dos projetos; visitando constantemente escolas, postos de saúde, conselhos e demais localidades, que possivelmente venham a receber atividades estabelecidas pelo Unicef”.
O representante do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente, José Taunaí Dantas, avaliou positivamente a capacitação, devido à luta permanente da Prefeitura Municipal de Patos para aquisição do Selo. “Essa capacitação do Unicef abriu os horizontes para que nós pudéssemos compartilhar com toda sociedade patoense esse pleito que é de grande importância para o município. Acredito que a cidade de Patos já está no caminho certo para aquisição do Selo em 2012, através de atividades que vem sendo desenvolvidas rotineiramente visando à valorização e preservação dos direitos de crianças e adolescentes no município, a exemplo da reunião de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos
© 1903 - 2026. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.