"> Prefeitura Municipal de Patos-Notícias - Desenvolvimento Social

Notícias


Imprimir   

Convívio Familiar é estimulado durante palestra na sede do PETI  

Por Coordecom Sexta-Feira - 18 de Março de 2011


Com o objetivo de fortalecer o vínculo familiar das crianças e adolescentes que frequentam o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, a Secretaria do Desenvolvimento Social, através da coordenação do programa, está promovendo nesta sexta-feira, 18, uma reflexão para os pais ou responsáveis dos beneficiários, sobre o Convívio Familiar.

 

De acordo com a facilitadora, Acilina Candeia, socioeducadora do PETI, os valores familiares foram a principal pauta da reflexão. “Estamos buscando fortalecer os vínculos familiares para melhorar o convívio entre os pais e os filhos, para que isso reflita no comportamento dos mesmos. Estamos buscando estimular os valores morais, éticos e espirituais contidos na família, que precisam estar visíveis nas nossas crianças e adolescentes. Nós tivemos uma resposta muito relevante, porque as mães aqui presentes corresponderam, ao participar e interagir com perguntas, exemplos. Em novembro de 2010 nós realizamos uma oficina como essa com o tema “O Papel da Família na Educação dos Filhos”, e também tivemos uma resposta positiva, o que levou a coordenação do programa a realizar outro momento como esse”, explicou Acilina Candeia.

 

Maria Márcia Soares da Silva, cujo filho frequenta o PETI desde 2008, destacou a importância do momento para as famílias. “Momentos como esse são muito bons, quando eu sei que tem reunião no PETI eu corro logo para vir por saber que sempre é algo importante, e a gente fica muito feliz em saber que o PETI se preocupa também com os pais. Eu particularmente fiquei muito feliz com tudo que eu ouvi hoje aqui, nos estimulando a abraçar, a ouvir e a conversar com os nossos filhos”, explicou.

 

A coordenadora do PETI, Luiza Freire, esclareceu dúvidas das mães presentes sobre o programa, realizando esclarecimentos sobre o programa Bolsa Família e o programa Mais Educação, tendo em vista a necessidade de conciliação com as atividades do PETI, para que não haja descumprimento de condicionalidades do Bolsa Família, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, uma vez que a freqüência no PETI é uma dessas condicionalidades.

 

(NR)

« Voltar
Localização