Notícias


Imprimir   

Desde o mês de outubro do ano passado que diversas famílias patoenses tiveram sua rotina modificada pela presença do profissional visitador do Programa Criança Feliz em suas residências. Cerca de 400 crianças e gestantes são acompanhadas semanalmente por 13 visitadores capacitados.

 

Durante os encontros, os visitadores orientam os pais sobre a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida. A intenção é fazer com que as crianças cheguem à escola com melhores condições de aprendizado, estudem mais e tenham mais oportunidades.

 

De acordo com uma das supervisoras do Programa em Patos, Érika de Freitas, nas visitas semanais os profissionais dão dicas e propõem atividades para desenvolver a coordenação motora, a inteligência e o vínculo afetivo entre as crianças e seus cuidadores.

 

“O visitador leva até essas famílias atividades lúdicas que são construídas com materiais que reciclados como papelão, caixas de sapatos, porque a família vai ter um fácil acesso a esse material. Então as atividades são construídas nesse sentido, com o objetivo principal que é trabalhar o desenvolvimento infantil. O visitador vai realiza a atividade com o cuidador e o cuidador realiza junto com a criança, e a partir dali vai sendo criado esse vínculo, sendo fortalecido o vínculo afetivo da criança com o seu cuidador e consequentemente sendo trabalhado o desenvolvimento infantil,” detalhou a supervisora.

 

Para Juliana Silva, que também é supervisora do programa no município, o diferencial do programa é a articulação entre as políticas públicas e o acompanhamento da família como um todo.

 

“Mediante as visitas domiciliares os visitadores vão verificando algumas demandas que as famílias necessitem diante as políticas públicas, a criança precisou de um encaminhamento para a saúde, assistência social, educação ou justiça a gente vai articular juntamente com as demais políticas para que eles possam ter acesso a esse direito. O diferencial do Criança Feliz é que além de acompanhar a criança ou a gestante ele acompanha a família como um todo. Então, foi verificada alguma necessidade o visitador traz para o supervisor e daqui fazemos as articulações,” revelou a supervisora Juliana.

 

SOBRE O PROGRAMA

 

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Criança Feliz visa promover o desenvolvimento integral infantil. Visitadores capacitados realizam acompanhamento semanal de crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, com idades entre 0 e 3 anos, e daquelas de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

 

Em todo o país, 2.615 municípios aderiram ao programa, que integra ações nas áreas de saúde, assistência social, cultura, educação e garantia de direitos. A visitação domiciliar já ocorre em 636 cidades.

 

ÉRIKA DE FREITAS - SUPERVISORA DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

JULIANA SILVA - SUPERVISORA DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

 

« Voltar
Localização