Notícias


Imprimir   

A Creche Municipal Manoel Quinídio, localizada no bairro Belo Horizonte, promoveu na tarde desta quinta-feira (26) a quarta e última etapa da 3ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional do FNDE. O evento contou com a presença das crianças, seus familiares, supervisão e coordenação pedagógica, e com a contribuição da equipe profissional do NASF I, e estagiárias do Curso de Nutrição da UNIFIP.
 

A iniciativa foi dividida em quatro etapas, onde cada etapa trabalhou um tema diferente sobre alimentação e nutrição. A primeira etapa teve como tema “Merendeira como agente transformadora da alimentação escolar”; a segunda trouxe o tema “Sustentabilidade na Alimentação Escolar”; a terceira etapa trabalhou o tema “Imagem corporal e bullying”; já a quarta etapa foi desenvolvida a partir do tema “Movimento + Comida de Verdade = Saúde”.
 

Iniciando as ações de cumprimento da referida etapa da jornada, foram oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão arterial e avaliação de peso e medidas. Para animar a tarde e também trabalhar o tema, com a contribuição da equipe do NASF foram desenvolvidas atividades físicas com alongamento, dança e brincadeiras com os presentes. Para finalizar, o lanche que foi servido também obedecia aos requisitos da etapa e foi feito a partir do reaproveitamento de alimentos.
 

A gestora da creche, Lucileide Clébia, destacou a satisfação em poder desenvolver ações como esta que envolve escola, alunos e familiares.


"A gente vem trabalhando com a nossa equipe, professores e alunos. E agora estamos na última etapa do projeto é uma satisfação, um prazer em ver essas crianças motivadas juntamente com seus pais e professores. Isso para a gente é muito motivador, muito gratificante para nossa creche,” disse a diretora.


Para a professora da creche que esteve coordenando a jornada, Maria Quitéria, a jornada veio para acrescentar valores e aprendizagem às ações voltadas para educação alimentar eu a creche já desenvolve, bem como trazer tanto as famílias como a comunidade para dentro do ambiente escolar,


“Foi muito importante participar desse projeto, pois ele veio para criar ainda mais oportunidades para que a gente traga a família para a creche. Além de contribuir com a finalidade da jornada, que é trabalhar a alimentação saudável, que já é uma coisa que a gente faz na creche com os alunos, e essa jornada é um reforço. Essa jornada veio para acrescentar. Encerramos hoje com a certeza de que concluímos com muito êxito esse projeto,” comentou a professora.

 

SOBRE A JORNADA

A Jornada de EAN surge como um instrumento para contribuir com a conscientização de escolhas alimentares mais saudáveis pelos estudantes, e com o objetivo de incentivar a prática das ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar nas escolas públicas de educação infantil e Ensino Fundamental.


LUCILEIDE CLÉBIA - DIRETORA DA CRECHE MANOEL QUINIDIO

PROFESSORA MARIA QUITÉRIA - JORNADA ALIMENTAR

« Voltar
Localização