Imprimir
Por Coordecom
Terça-Feira - 15 de Março de 2011
Consolidando uma pesquisa que diagnosticou um retrato das ações de geração de trabalho e renda desenvolvidas pelos governos nos municípios estudados, a ONG francesa ESSOR, que mantém em Patos o projeto SerTão Paraibano, a AMAZONA, a Associação Social Diocesana de Patos - ASDP e o Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva - CEMAR, promoveram na noite de ontem, segunda-feira, 14 de Março, o lançamento da publicação “Diagnóstico das Políticas Públicas de Trabalho e Renda: Municípios de João Pessoa, Patos e Pombal - Paraíba Brasil”.
Publicado pela Editora Idéia, o projeto co-financiado pela União Européia e apoiado pelo Comitê Francês de Solidariedade Internacional, contou com o trabalho da professora da UFPB, Maria Angeluce Soares Perônico.
De acordo com o Pe. João Saturnino, representante da Associação Social Diocesana de Patos, depois do lançamento do livro, o projeto buscará a implementação de Conselhos de Trabalho e Renda. “Nós vivemos uma realidade crucial na Paraíba e em especial aqui no Sertão em Patos. Essa parceria entre a Ação Social Diocesana, a ESSOR, a SDP, teve o objetivo de diagnosticar essa realidade no mundo do trabalho, essa comissão provisória resultou nesse trabalho bibliográfico que está sendo lançado hoje. O nosso objetivo é facilitar o aceso das pessoas ao mundo do trabalho, da geração de emprego e renda, porque é muito fácil você fazer um trabalho assistencialista, que não é uma política de avanços. É por isso que diagnosticar o mercado de trabalho em Patos, em Cajazeiras, em Pombal, em Sousa, e em Santa Rita – JP, torna-se fundamental. Agora com o diagnóstico pronto nós poderemos mostrar ao poder público as fragilidades que existem, para que possamos avançar na criação de Conselhos de Trabalho e Renda”, esclareceu.
O lançamento aconteceu no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, localizado na Praça Edvaldo Mota, às 19h, contando com a participação de representantes de organizações da sociedade civil e do poder público, além das instituições parceiras autoras do livro.
Para Wandecy Medeiros, Secretário Executivo de Cultura, “Nós temo apoiado esse tipo de evento aqui no Centro de Cultura. Recentemente tivemos um evento do BNB, agora estamos realizando um da ESSOR, uma ONG francesa que faz um grande trabalho no Brasil ao ensinar as pessoas uma profissão, o que é muito louvável tendo em vista a realidade da nossa região”, destacou o Secretário.
(NR)
« Voltar