Imprimir Por Coordecom Quarta-Feira - 8 de Junho de 2016
Com o objetivo de coibir o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes durante os festejos juninos, a Prefeitura de Patos, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, estará realizando uma ação de conscientização, orientação, panfletagem e adesivagem junto à programação oficial do São João da cidade.
Em reunião, na manhã desta quarta-feira (08), no CRAS Geralda Medeiros, a rede socioassistencial do município traçou um cronograma das atividades que serão desenvolvidas em consonância com as comemorações juninas da cidade. Várias equipes foram formadas e estarão realizando rondas pelos eventos. Tendas serão montadas em pontos estratégicos para facilitar a atuação dos grupos.
O trabalho é realizado dentro da Campanha ‘Patos que protege’, que faz parte da programação oficial do evento, e tem como lema ‘Brinque as festas juninas sem brincar com os direitos das crianças e dos adolescentes’.
De acordo com a assistente social do município, Jaira Alana, essa ação dos órgãos é eficaz, pois atua junto ao evento, e, ao passo que conscientiza a população sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, realiza também o trabalho de fiscalização, coibindo possíveis casos. Jaira falou que responsáveis serão notificados e poderão ser punidos.
“Esse trabalho de abordagem social, orientação e proteção tem o objetivo de promover a prevenção dos direitos de crianças e adolescentes e é pertinente porque equipes estarão em campo realizando aconselhamentos sobre o trabalho infantil. Neste ano teremos a implantação da notificação dos pais e barraqueiros que permitirem e viabilizarem o trabalho infantil, e no próximo ano, no caso dos barraqueiros, eles poderão ser penalizados com a proibição de colocar suas barracas no evento, já os pais eles poderão ser denunciados junto aos órgãos de proteção”, explicou a assistente social.
“Com a visita de turistas e da população das cidades circunvizinhas durante o período junino, o número de pessoas na cidade aumenta e isso torna as crianças e adolescentes ainda mais vulneráveis, pois, com experiência de eventos anteriores, nota-se a presença de muitas delas trabalhando nos eventos”, completou Jaira.
Em casos de denúncias via telefone, estão disponíveis o Disque Denúncia Federal 100, o Disque Denúncia Estadual 123, 98145-8753 (Conselho Tutelar). As pessoas podem se dirigir às delegacias especializadas ou comuns, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público do Trabalho.
« Voltar© 1903 - 2026. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.