Notícias


Imprimir   

Saúde de Patos se mobiliza no Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Por Coordecom Segunda-Feira - 18 de Maio de 2015


A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã de hoje, segunda-feira, dia 18 de maio, na praça Getúlio Vargas, uma mobilização social pertinente à Luta Antimanicomial. O objetivo foi informar à sociedade que o portador de transtorno mental (seja aquele decorrente ou não do uso prejudicial de álcool e outras drogas) deve ser tratado em dispositivos extra-hospitalares, ou seja, fora dos hospitais psiquiátricos (manicômios).

 

Para isso, faz-se necessária uma rede de atenção psicossocial e, em Patos/PB, funcionam três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo eles CAPS AD (álcool e outras drogas), CAPS II (Adulto), e CAPS Infanto-juvenil. As três unidades trabalham com os usuários portadores de transtornos mentais, e além disso, disponibilizam apoio incondicional às famílias desses usuários.

 

“Foi um momento onde apresentamos trabalhos bem sucedidos nos centros de atenção psicossocial do município e ainda tivemos a oportunidade de refletir sobre as formas mais saudáveis de cuidar das pessoas que sofrem com transtornos mentais. Queremos mostrar que isso pode ser feito de forma livre e não mais enclausurando os pacientes”, explicou o secretário de Saúde Anderson Sóstenes.

 

O coordenador da Saúde Mental em Patos, Diego Andrade, informou que a gestão municipal está trabalhando para ampliar ainda mais a assistência em saúde mental, com a implantação de duas Unidades de Acolhimento, além do CAPS AD III (24 horas).

 

A Luta Antimanicomial é um movimento que tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.  

 

 


Confira a programação para os demais dias da semana


DIA: 19/05/2015 (TERÇA-FEIRA) 

LOCAL: CEREST 

HORARIO: 13:30h 

EVENTO: OFICINA DE ATUALIZAÇÃO SOBRE SAUDE MENTAL 

TEMA: PROJETO CAMINHOS DO CUIDADO COM ENFASE NA CONSTRUÇÃO DE REDE AMPLIADA DE ATENÇÃO INTERSETORIAL. 

PUBLICO ALVO: ENFERMEIROS DA ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA E DOS CAPS II, AD e INFANTO–JUVENIL. 

MINISTRANTE: LILIANE SENNA (Fisioterapeuta/Coordenadora Administrativa Hospital Regional de Patos/Tutora de Cursos Pós-Graduação lato sensu. Atuou como tutora presencial na Formação em Saúde mental do projeto caminhos do cuidado. 

DIA: 20/05/2015 (QUARTA-FEIRA) 

LOCAL: CEREST 

HORARIO: 13:30h 

EVENTO: OFICINA DE ATUALIZAÇÃO SOBRE SAUDE MENTAL 

TEMA: PROJETO CAMINHOS DO CUIDADO COM ENFASE NA CONSTRUÇÃO DE REDE AMPLIADA DE ATENÇÃO INTERSETORIAL. 

PUBLICO ALVO: RECEPCIONISTAS DA ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA E DOS CAPS II, AD e INFANTO–JUVENIL. 

MINISTRANTE: INGRID RODRIGUES (Enfermeira/Coordenadora Núcleo Apoio Saúde Família- NASF. Atuou como tutora presencial na Formação em Saúde mental do projeto caminhos do cuidado. 

DIA: 21/05/2015 (QUINTA-FEIRA) 

MOBILIZAÇÃO DA REDE SOCIO ASSISTENCIAL SOBRE O TEMA EVENTOS EXTRA-MUROS NOS CAPS´s E VISTIAS AS ESCOLAS. ATIVIDADES SOCIO EDUCATIVAS NOS CAPS´s. 

DIA: 22/05/2015 (SEXTA-FEIRA) 

MOBILIZAÇÃO DA REDE SOCIO ASSISTENCIAL SOBRE O TEMA EVENTOS EXTRA-MUROS VISITAS INSTITUCIONAIS AS ESCOLAS. ATIVIDADES SÓCIO EDUCATIVAS NOS CAPS´s.

 

 

 

 

 

« Voltar
Localização