Patos-PB, Sexta-Feira - 20 de Setembro de 2019

Secretaria Municipal de Saúde de Patos fortalece ações de combate aos criadouros do mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos através da Vigilância em Saúde e Vigilância Ambiental, está fortalecendo a cada dia as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya, o Aedes Aegypti.

De acordo com a supervisora geral da Vigilância Ambiental, Delyane Lima Soares, os agentes de endemias estão utilizando um pulverizador costal (conhecido como máquina fumacê costal) e o tratamento peri-focal (em pontos estratégicos de difícil acesso).

Delyane frisou que as ações estão sendo priorizadas em localidades com maior índice de infestação do mosquito, e que inclusive já apresentaram notificações da dengue.

Os agentes de endemias estão percorrendo imóveis e ruas do Centro, Maternidade, Belo Horizonte, Jardim Europa, entre outros pontos onde o cuidado deve ser maior.

Além desses dois tipos de combate mencionados, os agentes de endemias também estão em campo realizando a eliminação, inspeção e tratamento dos criadouros do mosquito.

Orientações

As pessoas que necessitam armazenar água devem ter cuidado redobrado na forma mais eficaz de cobrir os depósitos utilizados com esta finalidade.

A caixa d’água tem sido a maior preocupação da Vigilância Ambiental, porém Delyane lembrou que vários outros depósitos também podem servir de criadouro do Aedes Aegypti. O melhor mesmo é manter os depósitos limpos e bem cobertos.  (HB)

Delyane Lima Soares - Supervisora Geral da Vig. Ambiental