Sexta-Feira - 14 de Julho de 2017 COORDECOM

Secretária de Saúde de Patos Participa de 33º CONASEMS em Brasília

Objetivando troca de conhecimentos, experiências e aprofundamento de propostas para um melhor atendimento aos usuários do SUS, a secretária de saúde de Patos, Andressa Lopes está participando do 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS em Brasília – DF.

Desde o último dia 12/07 a Capital Federal sedia o encontro de secretários e secretárias de saúde de todo o país no auditório do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, tendo como tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”.

Durante a abertura do evento, foi anunciado pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros um pacote com aporte financeiro no valor de R$ 1,7 bilhão para ampliar os investimentos em saúde nos municípios.

Do total de recursos, R$ 771,2 milhões serão investidos anualmente na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS. O recurso servirá para custeio de 12.138 agentes comunitários de saúde, 3.103 novas equipes de Saúde da Família, 2.299 novas equipes de Saúde Bucal, 882 Núcleos de Apoio à Saúde da Família, 113 novas equipes de Saúde Prisional e 34 consultórios na rua. Todos estes serviços já estavam aptos para credenciamento e habilitação no Ministério da Saúde, aguardando somente disponibilidade financeira para liberação dos recursos, muitos destes serviços estavam sendo financiados unicamente pelos municípios.

Outros R$ 1 bilhão serão destinados à compra de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e outros veículos para atender as necessidades da população. Sendo R$ 277,6 milhões destinados para compra de 1.500 ambulâncias do SAMU 192. Além disso, mais R$ 510 milhões serão liberados aos municípios brasileiros para aquisição de 6.500 ambulâncias brancas e R$ 190 milhões para 1.000 vans. Esses veículos são usados no transporte de pacientes que necessitam de locomoção para os serviços de saúde, além de garantir o transporte de pacientes entre municípios e serviços de referência em outras cidades. Essa ação facilita o acesso a consultas, exames e internação para cirurgias eletivas.

A secretária, Andressa Lopes que, em entrevistas de rádio e tv durante toda a semana ressaltou as dificuldades vividas pelo município e falou da preocupação com a atenção básica, informou que o momento não poderia ser mais propício e classificou a importância para os anseios da pasta e da população. Ela comemorou os benefícios conseguidos para a cidade através de portaria que ganha mais um Núcleo de Apoio à Saúde da Família – (NASF) e incrementos para o custeio da atenção básica, de média e alta complexidade. Ela ainda esteve visitando lideranças políticas do estado, buscando benefícios para o município.

O encontro termina neste sábado quando acontecerá a plenária final.