Patos-PB, Domingo - 17 de Junho de 2018

Notícias

Imprimir   

Projeto ‘Procon na Escola’ orienta alunos sobre consumo consciente de alimentos

Visando conscientizar os alunos e colaboradores de escolas municipais de Patos sobre educação alimentar e consumo consciente, a Secretaria de Defesa do Consumidor (PROCON-Patos), deu início ao Projeto ‘Procon na Escola’, na manhã desta quarta-feira (07), no CIEP II – Anésio Leão e Miguel Mota, localizado no bairro Vila Cavalcante.

 

A iniciativa busca orientar os estudantes sobre a cultura do consumo consciente, por meio de ações educativas e propostas didáticas, tendo em vista o crescimento do desperdício, o consumo desenfreado, além da utilização de alimentos inapropriados pelas crianças nas escolas.

 

Para a professora do município, Maria das Graças Medeiros, coordenadora do projeto, esta atividade é multidisciplinar e tem o objetivo de levar para as escolas ações que contribuam com a formação consciente dos alunos acerca do consumo.

 

“Iremos levar para os cenários escolares a cultura do consumo consciente, por meio de histórias lúdicas, jogos interativos e oficinas. Falar em ‘Procon na Escola’ é falar de educação, cidadania e inclusão, além de contribuir para a qualidade de vida dos nossos alunos”, explicou a coordenadora.

 

O secretário do PROCON, Bruno Maia, informou que o projeto, este ano, passará a atender também às escolas da zona rural, enaltecendo a parceria com a Secretaria de Educação, quanto à necessidade de contemplar os alunos do campo.

 

“O projeto busca dar noções de consumo consciente às crianças do nosso município. Este ano, o programa terá um diferencial: as ações serão estendidas às escolas da zona rural, onde, em parceria com a Secretaria de Educação, iremos ampliar o projeto, tendo em vista a dificuldade que a secretaria tem de levar essas ações às áreas mais distantes”, ressaltou Bruno Maia.

 

A gestora do CIEP II, Gorete Lucena, saudou a iniciativa e ressaltou a alegria em receber a ação em sua escola. Ela explicou que o projeto irá contribuir para combater o uso de merenda sem valor nutritivo no contexto escolar.

 

“Sou muito grata ao Procon pelo programa que está sendo desenvolvido aqui na escola. A importância é enorme, pois irá orientar os alunos sobre o valor nutritivo de cada merenda, e esta ação irá conscientizar também os pais sobre o que estão comprando para o lanche de seus filhos. O projeto foi muito bem preparado, e isso chama a atenção das crianças”, afirmou Gorete.

 

As próximas escolas que serão atendidas pelo projeto são: E.M.E.F. Tobias Medeiros; E.M.E.F. Nosso Lar Tio Juca; E.M.E.F. Prof. Manoel de Sousa Oliveira; e, em seguida, as unidades da zona rural, E.M.E.F. Antônio da Costa Palmeira; E.M.E.F. José Martins Alves e E.M.E.F. José Monteiro de Araújo.

 

Professora Maria das Graças - Coordenadora do Projeto

 

Bruno Maia - Secretário do PROCON

 

Gorete Lucena - Gestora do CIEP II

« Voltar