Patos-PB, Domingo - 25 de Agosto de 2019

Profissionais da atenção básica participam de homenagens e palestras alusivas ao Dia Nacional do Teste do Pezinho

A Prefeitura de Patos através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (06), um momento de sensibilização alusivo ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Atenção Básica, no sentido de repassar informações sobre o serviço de Triagem Neonatal, que visa proporcionar melhor qualidade de vida aos recém-nascidos. As atividades aconteceram no auditório do ITEC, bairro Jatobá.

A professora Denise, das Faculdades Integradas de Patos (FIP) contribuiu como palestrante do evento. Já a professora Érica lançou um curso de treinamento e capacitação para profissionais da atenção primária em saúde, que abrirá vagas para os profissionais interessados em aprimorar os conhecimentos sobre a Triagem Neonatal e o Teste do Pezinho.

O evento também abriu espaço para uma homenagem à técnica de enfermagem Dilma Moreira e Alana Wanderley (saudosa memória), pela contribuição e pioneirismo no serviço de triagem neonatal na cidade de Patos. Os familiares de Alana Wanderley, falecida há cinco meses, estiveram presentes para receber a homenagem do secretário municipal de Saúde, Umberto Joubert, e de toda sua equipe.

As homenagens também contemplaram 4 técnicas de enfermagem que atuam na atenção básica, pelo empenho na atenção à saúde da criança, sobretudo dos recém-nascidos.

Núbia Nataly (Gerente de Atenção Básica), Isamara dos Santos Nogueira (Coordenadora do Programa Saúde da Criança) e o secretário de Saúde, Umberto Joubert, consideraram o momento como importante para a saúde municipal, uma vez que ajuda a fortalecer o trabalho que já é feito em rede, contando com participação  do estado e governo federal.

Umberto Joubert – Sec. Saúde (Triagem do Pezinho – evento)

Núbia Nataly – Gerente de Atenção Básica (Triagem do Pezinho – evento)

Isamara dos Santos Nogueira – Coordenadora do Programa Saúde da Criança e Adolescente

Bruna Wanderley – Filha de Alana Wanderley (homenagem saudosa)