Patos-PB, Sábado - 21 de Setembro de 2019

Prefeitura e PBGÁS dialogam sobre viabilidade da distribuição de gás natural canalizado na cidade de Patos

Uma equipe da Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) esteve na cidade de Patos na manhã desta sexta-feira (09) para dialogar com representantes da Prefeitura de Patos e apresentar o projeto que visa disponibilizar o gás natural para uso contínuo em empresas e outros segmentos.

Durante o encontro que aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Patos, os técnicos falaram sobre a intenção da empresa em identificar potenciais consumidores de gás natural, com intuito de estudar a viabilidade da distribuição do gás natural canalizado na cidade de Patos.

De acordo com gerente de Mercado Industrial e Automotivo da PBGÁS, Alairson Gonçalves, a concretização dessa ideia abrirá espaço para a possibilidade da maior utilização do gás natural em veículos, além de melhorar a competitividade das indústrias, comércio e outros estabelecimentos.

A distribuição é feita para pagamento posterior, ou seja, algo semelhante ao que ocorre com o uso da energia elétrica e da água.

Nilton Domiciano, secretário Municipal de Planejamento da Prefeitura de Patos, considerou que a reunião foi o pontapé inicial de uma ideia que surgiu a partir da solicitação do prefeito Sales Júnior ao governo do estado, para realizar um estudo de viabilidade.

O próximo passo será o levantamento dos estabelecimentos que podem aderir a tal proposta, para que logo em seguida os dados sejam repassados à empresa, que irá projetar a melhor forma de concretizar a ideia, ressaltou Nilton.

Para o secretário de Meio Ambiente, Silvio Moreira, o gás natural é capaz de gerar uma energia limpa e livre de fumaça, se configurando numa proposta positiva para o meio ambiente e para o desenvolvimento da cidade através do uso em maior escala, podendo até ser adotado nas residências.

Albeni Araújo Pereira, gerente de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação, reforçou que a gestão municipal vai colaborar no que for preciso para que a proposta seja viável.

Alairson Gonçalves – Gerente de Mercado Industrial
e Automotivo da PBGÁS