Patos-PB, Terça-Feira - 11 de Dezembro de 2018

Patos sedia a IV conferência regional dos direitos da criança e do adolescente

Com o apoio da Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-(CMDCA) de Patos, iniciou na noite desta quarta-feira, 5/12, no Centro de Treinamento Diocesano, da Igreja de Santo Antônio, a programação alusiva a IV Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que irá trabalhar a temática "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências".

A programação de abertura contou com a presença da secretária de desenvolvimento social de Patos, Edjane Araújo, que na oportunidade representou o prefeito interino de Patos Bonifácio Rocha; da pastora Joana Darc Barbosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Patos; do juiz titular da 7ª Vara em Patos, Bruno Medrado; do promotor de Justiça Elmar Alencar, além de secretários de outros municípios, presidentes de conselhos municipais, e profissionais que atuam na execução de políticas públicas em diversos municípios do Sertão do estado.

De acordo com a pastora Joana Darc, presidente do CMDCA de Patos, o evento representa uma grande momento para a elaboração de propostas que poderão ser levadas para as conferências estadual e nacional dos direitos da criança e do adolescente, que vai acontecer no próximo ano.

“Garantir a proteção integral o enfrentamento as violências tem que ser nossa maior meta. Os nossos adolescentes ainda estão morrendo e isso é muito grave. Precisamos construir propostas que possam garantir a segurança de meninos e meninas para que eles possam crescer e ser bem cuidados”, enfatizou a presidente do CMDCA de Patos.

A secretária de desenvolvimento social Edjane Araújo considerou de suma importância a realização do evento em Patos, visando a construção de políticas públicas voltadas a criança e ao adolescente.

“É de grande importância para a Secretaria de Desenvolvimento Social com o suporte irrestrito do prefeito Bonifácio Rocha, apoiar essa conferência regional, que em nome do CMDCA abriu as portas para receber os doze municípios que aqui estão representados”, afirmou a secretária Edjane Araújo.

Para Bruno Medrado, juiz da 7ª Vara em Patos, a participação da família juntamente com os órgãos, é fundamental para o desenvolvimento de uma rede de proteção aos menores.

“Nós vemos na nossa cidade várias crianças e adolescentes que precisam de uma atenção, e essa atenção passa por uma atuação em rede, com o Conselho Tutelar, com os órgãos e agentes de prevenção, do Ministério Público, do poder judiciário. É responsabilidade do pai e da mãe cuidar do seu próprio filho, pois eles são os primeiros responsáveis e tem de assumir esse papel”, enfatizou o magistrado.

Aurisete Oliveira, presidente do CMDCA de Tenório, disse que a capacitação dos profissionais representa um passo decisivo para o desenvolvimento de políticas públicas e o enfrentamento da realidade em cada Município.

“É muito importante esse momento, para que as pessoas possam não só participar, mas capacitar ainda mais esses representantes que aqui estão e por em prática diante da realidade social de cada localidade”, enfatizou a conselheira.

PROGRAMAÇÃO

Além de Patos, também estão participando da IV Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, representantes dos municípios de São Bentinho; Passagem; São José de Espinharas; Quixaba; Cajazeirinhas; Aguiar; São José do Sabugi; Catingueira; Várzea; Mato Grosso; São Mamede; Imaculada e Tenório. A programação tem sequência nesta quinta-feira, 6/12, com palestras, apresentações e formação de grupos para a discussão dos eixos temáticos.

SONORA COM A PRA. JOANA DARC BARBOSA-PRES. DO CMDCA

SONORA COM A SEC. DE DES. SOCIAL EDJANE ARAÚJO