Patos-PB, Sábado - 21 de Setembro de 2019

Notícias

Imprimir   

Em Patos, tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro leva multidão às ruas para prestigiar escolas e instituições

Uma multidão acompanhou o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro na cidade de Patos, onde creches, escolas, representantes dos Três Poderes constituídos, militares, Tiro de Guerra 07-002, instituições e entidades patoenses desfilaram pelas principais avenidas do Centro da cidade.
 

Após o hasteamento dos pavilhões no largo da Escola Monsenhor Vieira, o prefeito interino Ivanes Lacerda acompanhado pelo comandante do Tiro de Guerra 07-002, o Segundo Tenente José Jailton Ribeiro, fez a revista das tropas e seguiu no desfile pela avenida. Logo em seguida vieram a Banda Filarmônica 26 de Julho, os batedores do Tiro de Guerra 07-002, 3° BPM, 4° BBM, PRF, Maçonaria e Desbravadores.
 

De acordo com o prefeito de Patos Ivanes, a parada cívica de 7 de Setembro representa uma oportunidade para o povo brasileiro, e em especial o patoense, refletir sobre princípios e valores do processo educacional do nosso povo. "Nós estamos fazendo uma revolução pelo conhecimento, a educação está fazendo uma revolução neste país, e é nisto que nós devemos focar," disse o prefeito.
 

O Desfile Cívico na Capital do Sertão seguiu com a passagem do pelotão da Secretaria Municipal de Educação que abria o desfile da educação do município com o tema “Educação é Progresso”. Durante todo o desfile foi possível acompanhar através dos pelotões a evolução do processo educacional no Brasil desde o seu descobrimento em 1.500.
 

“Neste momento a sensação é de dever cumprido. Quero agradecer a Prefeitura Municipal de Patos, ao prefeito e à equipe da secretaria. Sem a equipe que temos a gente não teria conseguido, tudo que hoje nós realizamos na Educação do município é devido a equipe que temos. Com nosso tema Educação é Progresso, hoje Patos teve uma aula de história, que há muito tempo não via. E enquanto a Educação deu uma aula de história, o Desenvolvimento Social deu uma aula de cidadania. Estamos muito felizes," comentou a secretária de Educação de Patos, Socorro Chaves.
 

O pelotão das creches trouxe os pequenos para a avenida com representações dos patronos de cada escola e creche do município. O destaque do CRAEE Irmã Benigna mostrou na avenida a educação inclusiva com as atividades desenvolvidas no Centro. Outro destaque do pelotão foi a Educação do Campo.
 

Em seguida entravam na avenida as escolas municipais divididas por suas quatro áreas, sendo elas: Área Belo Horizonte, Área São Sebastião, Área Frei Damião e Área Jatobá. Totalizando a participação das 33 escolas municipais da zona urbana, acompanhadas de cerca de 16 fanfarras do município.
 

Além da beleza das escolas e instituições que desfilavam, a parada cívica deste ano trouxe um diferencial, onde pela primeira vez foi todo interpretado em libras, tanto durante a execução do Hino Nacional, como durante as falas das autoridades. A ação foi conduzida pelo professor Edcarlos Paz, e contou com a participação de alunos do Curso de Libras da Pódium.
 

O desfile contou ainda com a participação das escolas estaduais e particulares, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com seus programas e ações, e das entidades e instituições. Autoridades e demais representantes do governo municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, prestigiaram todo desfile do palanque oficial localizado em frente ao Palácio do Governo.




PREFEITO IVANES LACERDA - DESFILE CÍVICO



SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE PATOS - SOCORRO CHAVES - DESFILE CÍVICO



PRESIDENTE DA CÂMARA TIDE EDUARDO - DESFILE CÍVICO



JUIZ RAMONILSON ALVES - DESFILE CÍVICO



TENENTE CORONEL ELDER - COMANDANTE DO 3 BPM - DESFILE CÍVICO

« Voltar