Patos-PB, Terça-Feira - 16 de Outubro de 2018

Notícias

Imprimir   

Atividades do Outubro Rosa e Semana Internacional do Idoso tem continuidade nesta quarta-feira, (03).

Dentro da programação do Outubro Rosa, a Unidade Básica de Saúde, Verônica Vieira, no Bairro de Belo Horizonte, desenvolveu na manhã desta quarta-feira (03), várias atividades relacionadas à saúde da mulher, dentre elas: Atendimento clínico e odontológico, exames citológicos, exames de mama, orientações e palestras sobre a importância da prevenção de doenças, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, consultas psicológicas e outras especialidades.

 

Dona Elaine Cristina de Araújo, uma das pessoas atendidas na unidade básica de saúde falou da importância da procura por ações de prevenção de saúde. “Eu acho muito importante este atendimento porque nós temos negligenciado a nossa saúde por conta das multitarefas a nós impostas como mãe, dona de casa. Então muitas vezes cuidamos dos outros e esquecemos de si”, falou.
 

A Coordenadora da Saúde da Mulher no município, Mouryenne Moreira, ressaltou a importância das ações de prevenção e incentiva às mulheres com tratamentos de beleza, para atraí-las e valorizá-las. “A demanda está sendo muito boa e bem adiantada, contamos com o apoio das FIP em diversas especialidades e isso é bastante positivo”, reforçou, Mouryenne.
 

Semana Internacional do Idoso
 

Também foram desenvolvidas, no dia de hoje, no Centro-DIA, que fica localizado no bairro das placas, ações de valorização da pessoa idosa, além de assistência psicossocial.
 

Um dos temas abordados foi: “Como envelhecer bem”, com a participação do psicólogo, Patrick Ramon que classificou como relevante essa roda de conversa. “Aqui é muito importante e se torna um lugar muito terapêutico, embora esse não seja o foco. Há uma socialização entre eles e trabalhamos o emocional de cada um... muitos vêm de casa com situações um pouco depressiva e a gente acaba repaginando a vida e valorizando”, disse o psicólogo Patríck Ramon.
 

Para Roberta Medeiros, Coordenadora da Saúde do Idoso foi um dia muito gratificante, para todos. "Ouvimos vários testemunhos dos idosos, uma interação e foram valorizados na troca de experiência repassados por elas e também aprendemos muito com eles, pois passam muita sabedoria”.
 

As atividades da Semana Internacional do idoso continua nesta quinta-feira, 04 com espiritualidade às 7:00h da manhã na Igreja de Sto. Antônio, atividades recreativas na Praça do Bivar Olinto às 17:00h e missa em ação de graças na Igreja de Sto. Antônio às 17:00h.
 

Já o Outubro Rosa, continua com suas ações durante todo o mês.




Elaine Cristina de Araújo - Usuário do SUS



Mouryenne Moreira - Coordenadora da Saúde da Mulher



Patrick Ramon - Psicólogo



Roberta Medeiros - Coord. Programa Saúde do Idoso

« Voltar