Por COORDECOM Segunda-Feira - 28 de Agosto de 2017
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou na manhã desta segunda-feira, (28/08) no auditório Madrinha Sinhá, palestra sobre assédio moral e transtornos mentais relacionados ao trabalho: Interface clínico jurídico, dedicado às polícias militar e civil, corpo de bombeiros, guarda municipal e agentes de trânsito. As palestras foram proferidas por advogados trabalhistas e psicólogos que debateram com os participantes as formas e tipos de assédios praticados nas mais diversas instituições.
O palestrante, advogado Diógenes Ferreira informou que existem várias pesquisas que mostram cada vez mais, diferentes modos de assédio moral. “hoje em dia de forma muito banalizada na internet, pessoas se utilizam de vários meios para cometer esse tipo de assédio moral no âmbito do trabalho”.
Um dos participantes, funcionário público, Rafael Gomes, considerou o evento muito interessante principalmente para o servidor público evitar certo tipo de comportamento que venha a ser classificado como assédio moral. Ele que já foi vítima de perseguições em seu trabalho ressalta que, diante do que foi relatado, percebe que já sofreu deste tipo de assédio diversas vezes, “Nós passamos por um processo bastante peculiar relativo ao tema da palestra mas, há pessoas que reage negativamente e outras, positivamente. Eu acredito que a partir do momento que sofre algum processo de assédio moral, você tem que levar a coisa pro lado positivo e tentar mudar seu próprio ser e vencer este tipo de preconceito e mácula que existe em todos os serviços, públicos ou privados.”
Para Yara Dayane Lira, Coordenadora do CEREST/Patos, ela visualiza esta categoria de profissionais extremamente vulneráveis em relação ao assédio moral, psicológico e busca justamente trazer estas categorias, para terem noção do que é o serviço do CEREST e como se pode disponibilizar ajuda pra eles, onde muitas vezes o preconceito, dentro da própria corporação ou instituição e não sabem a quem recorrer. “Nesta oportunidade estamos justamente fazendo com que eles vejam o CEREST como uma opção de busca para todos os conflitos psíquicos que eles sofrerem em relação ao seu trabalho.”
“O assédio moral” no trabalho é crime classificado como crime no código penal: “depreciar de qualquer forma, e reiteradamente, a imagem ou o desempenho do servidor público ou empregado, em razão de subordinação hierárquica funcional ou laboral, sem justa causa, ou tratá-lo com rigor excessivo, colocando em risco ou afetando sua integridade.” Baseado nestes princípios, vários trabalhadores relataram já ter passado por algum tipo de constrangimento e foram alertados das providências que devem ser tomadas.
O CEREST/Patos está localizado à Rua: Elias Asfora, 36 – Jardim Guanabara – Patos, PB.
Diogenes Ferreira - Advogado Palestrante
Rafael Gomes - Funcionário Público
Yara Daiany - Coordenadora do Cerest/Patos
« Voltar
© 1903 - 2021. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.