Por COORDECOM Sexta-Feira - 10 de Novembro de 2017
A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e em parceria com demais secretarias e órgãos municipais continuam realizando trabalhos para a limpeza do Rio Espinharas.
Essa que é uma ação que vem sendo desenvolvida desde o início do ano com a demarcação com piquetes e delimitação das áreas de preservação permanente (APP), e que agora, com a aproximação do período chuvoso, tem sido intensificada para que possam realizar a limpeza da calha e do leito do Rio, como também a retirada de árvores nos locais indevidos para posteriormente ser feita a revitalização do espaço.
No último dia 25 de outubro foi realizada uma reunião pela organização SOS 3 Rios Patos – PB e representantes do Setor de Geoprocessamento (SETGEO), O Setor da Divisão de Floresta (DIFLOR) e a Superintendência e Administração de Meio Ambiente (SUDEMA), o qual foi apresentado a nova delimitação da calha do Rio Espinharas.
Ficou acordado que a Secretaria de Meio Ambiente criará um inventário florestal do Rio Espinharas para com isso dar entrada no projeto de plano de corte para a retirada da vegetação invasora das áreas de preservação permanente e a vegetação que está obstruindo a calha do Rio e com isso iniciar o processo de revitalização do Rio Espinharas. Esse trabalho contará, também, com a parceria da Universidade Federal de Campina Grande.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Natércio Alves, disse que desde o início da gestão do governo Dinaldinho que esse é um dos pontos mais importantes a serem resolvidos e que a população patoense pode se tranquilizar que o trabalho de revitalização do Rio Espinharas será viabilizado.
“Temos mantido uma parceria com a SUDEMA realizando estudos naquelas áreas que estão mais invadidas pelas árvores e que causa uma preocupação por parte da população, pois está se aproximando o período chuvoso, então estamos realizando esse trabalho, demarcando as áreas e correndo atrás para ver se a gente consegue fazer a supressão dessas árvores para que não venha causar nenhum transtorno para a população patoense,” disse o secretário.
(TL)
Fala do secretário Municipal de Meio Ambiente, Natércio Alves
« Voltar© 1903 - 2021. Prefeitura Municipal de Patos. Todos os direitos reservados.