Carregando...

Notícias


Imprimir   

Na manhã desta quinta-feira (31/08), a Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e em parceria com as demais secretarias do município e Faculdades Integradas de Patos (FIP), realizou a primeira ação social integrada de conscientização e educação para a população patoense e, principalmente, para os moradores do bairro Noé Trajano, no que diz respeito a manter limpo o canal que está sendo construído no bairro.

 

O evento, além de trabalhar a educação ambiental, também está realizando, através de acadêmicos de vários cursos das FIP, realização de exames, orientações para o auto-exame de mama e instruções para o exame de densitometria óssea, educação de saúde bucal, limpeza de pele, avaliação postural e tratamento da coluna, palestras, atividades lúdicas, como também atividades realizadas pelas secretarias como a distribuição de mudas, orientações sobre preservação do meio ambiente e compostagem doméstica.

 

RMF_4734

 

A construção do Canal do Noé Trajano faz parte do cronograma de obras da Secretaria de Infraestrutura que está sendo executada com o objetivo de oferecer àquela comunidade um sistema adequado para o escoamento da água, como também para evitar possíveis enchentes no período chuvoso.

 

A Secretaria de Infraestrutura já realiza um serviço de manutenção com limpeza e consertos em canais e galerias da cidade, sendo que parte da população continua jogando lixo dentro e nas margens dos canais, o que dificulta o trabalho do poder público. Então com o objetivo de conscientizar esses cidadãos de que a contribuição deles é fundamental para garantir a durabilidade do trabalho realizado, essa ação será realizada durante 12 meses em bairros diferentes.

 

RMF_4693

 

O engenheiro responsável pela obra, Marcos Vinícios, disse que o projeto social que anda paralelo à obra é muito importante, pois uma das grandes dificuldades encontradas com a retomada da obra são os transtornos que ela traz para a população e esse trabalho social vai integrar a população à obra para que ela entenda o que é esse trabalho e os benefícios que ela irá trazer.

 

“Quando assumimos a gestão encontramos a obra do canal paralisada por diversos motivos, como projetos, documentos e medições atrasadas, então foi com muito esforço e reuniões com a Caixa Econômica Federal que nós conseguimos. Hoje a obra encontra-se liberada para ser tocada em frente”.

 

O secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos (Lito), disse que essa ação além de está sendo realizada para conscientização da população, serve também para aproximar a comunidade da gestão.

 

“Esse é o primeiro de 12 eventos. Tudo o que está sendo feita nesse bairro é objetivando atingir a população dessa comunidade que gira em torno de 5.000 (cinco mil) pessoas. “Então a Secretaria de Infraestrutura e demais secretarias do município estão engajadas em fazer um trabalho de melhorias no canal e seu entorno”.

 

Fala do engenheiro Marcos Vinícios

 

Fala do secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos (Lito)

« Voltar
Localização