Patos-PB, Quinta-Feira - 14 de Dezembro de 2017

SIM

Serviço de Inspeção Municipal - SIM

O SIM vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, tem por finalidade a inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos e acondicionados, depositados e em trânsito no município de Patos-PB.

Atribuições do SIM

O Serviço de Inspeção Municipal tem atribuições de certificar, inspecionar e monitorar o funcionamento de estabelecimentos do tipo de abatedouro de bovinos, suínos, caprinos, ovinos, aves, coelho e de outras espécies devidamente aprovadas para o abate, fábricas de conservas, de embutidos, charqueadas, entrepostos de carnes e derivados e fábrica de produtos de origem animal. Granjas leiteiras, postos de recebimento de leite, postos de desnatação, queijarias, usinas de processamento de leite e fábrica de entrepostos de laticínios serão alvos do SIM. Os entrepostos de pescado e fábrica de conserva de pescado, entrepostos de ovos e fábrica de conservas de ovos, apiários, agroindústrias e processamentos artesanais também necessitarão do certificado do SIM.

Atendimento ao público

  • A meta mais importante deste serviço é a redução da produção e comércio de produtos de origem animal clandestinos, os quais podem trazer a disseminação de doenças como teniose, brucelose, tuberculose, listeriose e salmonelose.

    Principais atividades desenvolvidas:

    Concede aos estabelecimentos que produzem, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam, preparam, transportam, acondicionem ou embalem produtos de origem animal o Alvará de Registro no SIM-PATOS;
    Registra os produtos de origem animal com venda exclusiva dentro do município;
    Analisa projetos arquitetônicos;
    Fiscaliza os estabelecimentos registrados no SIM-PATOS.
    Todo estabelecimento que recebe o registro no SIM-PATOS deve ter no rótulo dos seus produtos seu número de registro.