Patos-PB, Terça-Feira - 11 de Dezembro de 2018

Notícias

Imprimir   

STTRANS se reúne com órgãos de segurança e saúde para traçar um plano de ação de prevenção a acidentes

Na manhã desta sexta-feira (30), a Superintendência de Trânsito e transporte público - STTRANS, através do Núcleo de Educação no Trânsito, reuniu-se com representantes do SAMU, CPTRAN, DETRAN, Corpo de Bombeiros, Hospital Regional e Infantil, para debater ações preventivas com relações a acidentes.

O gerente da STTRANS, Alexandre Nóbrega, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e falando da importância dessa ação conjunta de prevenção à acidentes. 

“O nosso objetivo, foi unir forças, pois através de dados descobrimos que nesse período de fim de ano, é quando acontece mais acidentes, e com esse planejamento de ações poderemos conscientizar a população para um trânsito seguro”, disse Alexandre Nóbrega, gerente da STTRANS. 

Os números de acidentes têm preocupado a todos. De acordo com a Diretora do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, Liliane Sena, de Janeiro a Outubro quase três mil pessoas, foram atendidas na casa de saúde, esses números representam 10% do volume total de atendimento do hospital.

“O que chama a atenção nesses números é que de todas as pessoas que foram atendidas no hospital 10%, são vítimas de acidentes de trânsito, e em sua maioria são vítimas de acidentes envolvendo motocicletas”, disse a diretora. 

Para o Coordenador do Núcleo de Educação no Trânsito da STTRANS, Antônio Coelho, é importante que nesse final de ano, possa se intensificar as ações de prevenção aos acidentes, pois é um período festivo e de reflexão.

“A uma comoção nacional pela redução de acidentes, foi aprovado recentemente o plano nacional para redução de vítimas fatais e lesões no trânsito, e nós junto com esses órgãos de segurança e saúde planejamos ações de conscientização nesse período que antecede as festividades de fim de ano, com essa campanha para redução de acidentes na cidade de Patos”, disse Antônio Coelho, coordenador do Núcleo de Educação no Trânsito da STTRANS.

O comandante do 4º BBM, o Tenente Coronel Saulo Laurentino, elogiou a iniciativa da STTRANS em unir os órgãos de segurança e saúde, todos em um só objetivo na redução de acidentes.

“Uma reunião que foi encabeçada pela STTRANS e envolve vários órgão na tentativa de desenvolver uma campanha visando a redução de acidentes de trânsito, existe um apelo nacional por conta dos números elevados, são números de guerra civil que o trânsito do Brasil apresenta, tanto de vítimas fatais, quanto não fatais e estamos aqui reunidos para decidir as diretrizes dessa campanha, para darmos início nos próximos quinze dias”, falou o Coronel.

Após a reunião ficou definida a realização de uma campanha de prevenção de acidentes, intitulada "O ano termina, mas a vida continua", com início no dia 14 e encerramento no dia 20 de dezembro.

CRONOGRAMA DE AÇÕES:

Dia 14, uma marcha para a audiência pública que será realizada no fórum Miguel Sátiro, com concentração na Praça Edvaldo Mota;

Dia 15, caravana nos bares com distribuição de panfletos educativos;

Dias 17, 18 e 19, blitzes educativas;

Dia 20, encerramento com simulação de acidente no centro da cidade.
 


FALA DE ALEXANDRE NÓBREGA - GERENTE DA STTRANS


FALA DE ANTÔNIO COELHO - COORD. EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO DA STTRANS


FALA DE LILIANE SENA - DIRETORA DO HOSPITAL REGIONAL DE PATOS


FALA DO TENENTE CORONEL SAULO LAURENTINO - COMANDANTE DO 4º BBM
 « Voltar