Patos-PB, Domingo - 5 de Abril de 2020

Semana de Práticas Integrativas em saúde encerra Janeiro Branco com boa participação de usuários do SUS

Apesar de pouco falado, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a nossa saúde mental, quebrando tabus e mostrando a importância de estar em dia com o nosso cérebro.

A campanha Janeiro Branco, criada por psicólogos brasileiros, também tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais da nossa vida.

Nessa perspectiva, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 28 e 31 de janeiro, a Semana de Práticas Integrativas em Saúde, com o intuito de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental.

Para isso, foram desenvolvidas várias atividades descentralizadas nas unidades de saúde, tendo como foco as práticas integrativas em saúde. O tema "Mente sã num corpo são", foi trabalhado em alusão à perspectiva da saúde integral e mental.

O coordenador de práticas integrativas, Pedro Reis, informou que dezenas de pessoas participaram das atividades, com momentos de relaxamento físico e mental e outras modalidades de terapia, entre elas a auriculoterapia, já bastante difundida nas unidades básicas de saúde do município.

Pedro externou que a semana foi produtiva e adiantou que os usuários do SUS estão cada vez mais conscientes que a saúde verdadeira deve unir corpo e mente, tendo as práticas integrativas em saúde como aliadas.

Segundo ele, a intenção é continuar com as práticas integrativas o ano inteiro, já que a saúde mental dos indivíduos deve ser alvo de cuidados permanentes.

Pedro Reis - Semana de Práticas Integrativas em Saúde