Patos-PB, Sábado - 21 de Setembro de 2019

Secretarias de Educação e Saúde reforçam ações do NutriSUS nas creches municipais

O Ministério da Saúde em parceria com os Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social lançaram uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais), para atender às crianças em idade escolar das creches. Desde o ano de 2018 o município de Patos fez adesão ao projeto, que tem suas ações previstas dentro das estratégias do PSE (Programa Saúde na Escola).

Na tarde desta terça-feira (16) a estratégia foi apresentada na Creche Tia Luci às mães de crianças que estão com baixo peso. Na oportunidade, os responsáveis autorizaram a inserção do suplemento na dieta escolar da criança através da assinatura de um termo de adesão ao programa.

“Hoje nós estamos iniciando as nossas reuniões com os pais, falando sobre a importância da estratégia de fortificação e alimentação infantil que é o NutriSUS. Essa estratégia é aplicada com crianças a partir de 6 meses que estejam matriculadas nas creches da Rede Municipal e que estejam cadastradas no PSE. Essa reunião é para que possamos ter autorização dos pais para as crianças que receberão o NutriSUS," explicou a coordenadora do PSE, Aline Mendes.

A nutricionista do Núcleo de Nutrição da Educação, Rochelle Lucena, explica que a ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó, em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches. E afirma ainda que além de ser um aliado à dieta já oferecida às crianças nas creches municipais, o NutriSUS é mais uma forma de potencializar o desenvolvimento infantil, através da prevenção e do controle das deficiências nutricionais.

“O NutriSUS tem um conjunto de 15 vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina do complexo B, vitamina C, e minerais como ferro e zinco, que são muito importantes para que as crianças estejam protegidas, melhorando a imunidade e contribuindo com o desempenho no aprendizado e no desenvolvimento delas, pois são vitaminas e minerais muito importantes para a saúde da criança. Essa suplementação também vai ajudar na prevenção de doenças principalmente em relação à anemia e a carências nutricionais.” explicou Rochelle.

As reuniões com as mães das crianças nas creches continuam. Nesta quarta-feira (17) a reunião acontece na Creche CAIC. Amanhã, quinta-feira (18) será a vez da reunião na Creche Cremilde Wanderley, no Mutirão. Encerrando a semana de reuniões para apresentação do projeto, na sexta-feira (19) a reunião acontece com os responsáveis das crianças da Creches Glauce Burity, no Jatobá. As reuniões se estendem até o dia 26 de julho.

ROCHELLE LUCENA - NUTRICIONISTA DA EDUCAÇÃO

ALINE MENDES - COORDENADORA DO PSE