Patos-PB, Segunda-Feira - 27 de Maio de 2019

Secretaria Municipal de Saúde participa de evento alusiva ao dia das mães com ações do PSE e NASF

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), participou de uma ação social realizada na manhã desta terça-feira (14), na Creche Municipal Cremilde Wanderley, localizada no bairro Mutirão.

O evento foi alusivo ao Dia das Mães e contou com uma boa participação das mulheres da comunidade. Houve a oferta de lanches, momentos interativos com dança, palestras, orientações, trabalho educativo, entre outros.

Além da Secretaria Municipal de Saúde participaram a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação e Conselho Tutelar Sul, ofertando desde os serviços de corte de cabelo e embelezamento, até atendimento jurídico com o advogado Rildian Pires, além da conselheira tutelar Laídes.

Dentro da proposta do Programa Saúde na Escola (PSE), uma equipe multiprofissional do NASF esteve presente e realizou diversas atividades e atendimentos.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Aline Mendes, frisou que a integração entre saúde e educação é importante para promover um bom desenvolvimento dos alunos, seja por meio da oferta de uma alimentação de qualidade, ou ainda pela promoção das boas práticas de higiene e avaliações com profissionais qualificados.

Yago Daniel, fisioterapeuta do NASF, contou que durante o evento teve a oportunidade de realizar com as mães algumas atividades utilizando a fitoterapia e meditação, a exemplo do que já acontece nas unidades básicas de saúde.

Sobre o PSE, o fisioterapeuta Yago Daniel explicou que o programa acontece de forma ampla e buscando integrar ações de saúde com as de educação, oportunizando que os profissionais de saúde possam orientar alunos e professores, promovendo assim mais qualidade de vida para as pessoas envolvidas.

O educador físico do NASF, Adolfo Miller, aplicou uma atividade física aeróbica, com o intuito de promover mais interação entre as mães que marcaram presença. Ele ainda lembrou que todas as terças e sextas, às 06h da manhã, na Escola Antônio Guedes no Mutirão, o NASF também reúne um grupo de pessoas para praticar atividade física.

Já o farmacêutico do NASF, Francicleber Medeiros, destacou como relevantes as orientações que repassou no tocante ao uso correto e benéfico das plantas medicinais, como forma de prevenção de doenças.

Vanessa Rodrigues, professora da creche, elogiou a ação do NASF e a proposta desenvolvida pelo PSE.

O evento aconteceu das 09h às 14h, inclusive com uma pausa para o almoço.   (HB)

Aline Mendes – coordenadora do PSE (ação social dia das mães)

Yago Daniel – fisioterapeuta do NASF

Adolfo Miller – educador físico do NASF