Patos-PB, Domingo - 17 de Junho de 2018

Secretaria de Saúde dá início à Campanha de Combate à Tuberculose

Preocupada com o aumento de casos de tuberculose no município de Patos, a Secretaria de Saúde deu início, nesta semana, à primeira etapa da Campanha Municipal de Controle e Combate à Tuberculose. A ação contou com buscas-ativas pelos bairros da cidade, visando identificar pacientes com sintomas da doença.

Juntamente com as Unidades Básicas de Saúde, Agentes Comunitários e enfermeiros do município, a Coordenação de Combate e Controle de Tuberculose vem orientando a população sobre os cuidados a serem tomados e levando ao conhecimento dos usuários as principais características da doença.

A Coordenadora da campanha, Kiev Henriques, informou que, durante as buscas, foram identificados, a princípio, sete pacientes com sintomas de tuberculose; e devido ao crescimento do número de casos no município, uma campanha foi desenvolvida para conscientizar a população acerca dos cuidados que devem ser adotados pela população.

“Através destas buscas-ativas, percebemos a necessidade de haver uma campanha para conscientizar a população. Então iremos iniciar, no próximo dia 19 de março, a Semana Municipal de Combate à Tuberculose, onde iremos abordar o tema da tuberculose, com uma orientação voltada ao diagnóstico e tratamento dos pacientes”, explicou Kiev.

A Gerente de Farmácia e Laboratório do município, Germana Leitão, relatou que o município de Patos tem equipamentos modernos para os testes da tuberculose. Germana explicou que os pacientes acometidos pela doença devem procurar a Unidade de Saúde, que é responsável pelo acompanhamento desses casos.

“O diagnóstico de tuberculose é feito através de Teste Rápido Molecular (TCM) e por Baciloscopia. Hoje o município de Patos tem um equipamento de última geração, que, por meio da técnica de TCM, nos permite dar o diagnóstico com mais rapidez. Depois de diagnosticada a Tuberculose, o paciente será acompanhado pela Unidade de Saúde, e mensalmente ele fará a Baciloscopia, que mede a quantidade de bactérias presentes na secreção, para avaliar se o tratamento está sendo eficaz ou não”, explicou Germana.

A Semana Municipal de Combate à Tuberculose terá início no próximo dia 19 de Março. Com posto de atendimento na Praça Cícero Supino, ao lado do Supermercado Guedes, as equipes da Atenção Básica realizarão um Pit-Stop, onde haverá aferição de pressão arterial, teste de Glicemia, orientação aos pacientes com tuberculose, entre outras atividades.

Fala de Germana Leitão - Gerente de Farmácia e Laboratório do município

Fala de Kiev Henriques - Coordenadora de Controle e Combate à Tuberculose