Patos-PB, Sábado - 14 de Dezembro de 2019

Secretaria de Educação de Patos conclui Formação do SOMA com professores dos anos iniciais

Professores dos anos iniciais do ensino fundamental que atuam na Rede Municipal de Ensino de Patos participaram durante toda esta segunda-feira (14) da segunda e última etapa da Formação SOMA promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Desta vez o encontro aconteceu na EMEF Aristides Hamad Timene, e contou também com a participação dos assistentes de alfabetização do Programa Mais Alfabetização.

A formação teve início no mês de setembro e tem como objetivo contribuir com a capacitação do professor que trabalha com as turmas de 1º, 2º, 3º e 5º ano, direcionando metodologias que possam ser adotadas por este profissional em sala de aula, com a finalidade de alfabetizar os alunos e para que os alunos na idade prevista e garantir níveis de letramento adequados.

“Essa segunda etapa de formação propicia ao professor justamente um novo olhar, que é olhar diferente para aquilo que ele já faz. O professor é de fato muito criativo, e ele incessantemente busca novas metodologias para que esse aprendizado, o objeto de estudo, se aproxime do seu aluno. Então, o professor que tem a oportunidade de ter esse contato com essa formação, com essa troca de experiência que se cria dentro de uma sala como esta, é de fato um grande aliado, que continua buscando e aperfeiçoando sua prática pedagógica,” comentou a formadora do SOMA em Patos, a professora Surama Araújo.

A coordenadora do SOMA no município, Sueleide Castro, destacou a importância da presença dos assistentes de alfabetização do Programa Mais Alfabetização nesta formação.

“Essa formação trata do processo de alfabetização, então por esse motivo nós também convidamos para estarem presentes os assistentes de alfabetização, que são as pessoas que acompanham os professores das turmas de 1º e 2º ano do Programa Mais Alfabetização. Então, hoje nós estamos aqui atendendo dois programas, o município que aderiu ao SOMA e ao Mais Alfabetização terá apenas uma formação, porque as duas convertem na questão de melhoria do processo de alfabetização,” explicou a coordenadora.

O SOMA - Pacto pela Aprendizagem na Paraíba é uma política pública que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 3º ano do ensino fundamental, bem como garantir níveis de letramento adequados para os estudantes do 5º ano.

FORMADORA DO SOMA EM PATOS - SURAMA ARAÚJO

COORDENADORA DO SOMA EM PATOS - SUELEIDE CASTRO