Patos-PB, Sábado - 21 de Setembro de 2019

Secretaria de Educação de Patos premia alunos vencedores da etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa 2019

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na última quinta-feira (05) uma premiação para os alunos classificados na Etapa Municipal da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Na oportunidade, as 10 alunas classificadas juntamente com seus professores receberam um certificado da comissão julgadora municipal.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Nesta 6ª edição, o concurso trouxe como tema das produções “O lugar onde vivo”, onde os alunos puderam se aprofundar e estreitar os vínculos com a comunidade e sua realidade local.

“A olimpíada trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação com adesão da Secretaria Municipal de Educação, e nós tivemos um trabalho realizado desde o mês de maio, onde os professores trabalharam com os alunos as diferentes categorias. Esse dia nós fizemos justamente para homenagear e incentivar ainda mais tanto os nossos professores, como também os nossos alunos, a continuarem nessa produção textual tão exitosa. Os vencedores tanto foram alunos das escolas municipais, como também alunos de escola estadual,” disse a coordenadora pedagógica dos anos finais do município, a professora Amélia Silva.

A avaliação das produções levam em consideração cinco diferentes gêneros literários que são propostos aos alunos de acordo com sua faixa etária e o ano que cursam. Sendo assim, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental trabalham o gênero Poema; os de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental escrevem em forma de Memórias Literárias; e os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, em Crônica. O ensino médio também participa, ficando os alunos 1º e 2º anos do Ensino Médio com o gênero Documentário; e o 3º ano do Ensino Médio com Artigo de Opinião.

“Essas categorias e essa produção textual dentro dos gêneros é de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho dos alunos, da leitura, da escrita, e da própria qualidade da educação. Esse momento só vem consolidar, e ser um momento em que nós dizemos a esses alunos o quanto eles são capazes e o quanto nós estamos torcendo na etapa estadual para que eles consigam chegar até a final,” continuou a professora Amélia.

Na categoria Poema as vencedoras foram as alunas Yasmin Alves de Lima, da EMEF Nelita Nóbrega; e Artemízia Pergentino dos Santos Oliveira, da EMEF Senador Humberto Lucena. Na categoria Memórias Literárias os destaques ficaram com as alunas Jhenifer Rillary Gomes Alves, do CIEP III Firmino Ayres/Otto Quinho; e Gemima Gomes da Silva Soares, do Instituto Dr. Dionísio da Costa. No gênero Crônica, as vencedoras foram as alunas Emilly Grazielly Campos de Araújo, do CIEP III; e Doralice Felix de Morais, do CIEP I.

Na categoria Documentário o prêmio ficou com a equipe formada por Rita de Cássia Araújo de Andrade, Raíssa da Silva Marques e Maria Clara Medeiros Paulino, da EEEFM Monsenhor Vieira. Já o Artigo de Opinião premiado foi o escrito pela aluna Maria Vitória Fernandes Andrade, também da EEEFM Monsenhor Vieira.

COORDENADORA PEDAGÓGICA DOS ANOS FINAIS - AMÉLIA SILVA