Patos-PB, Segunda-Feira - 18 de Novembro de 2019

Secretaria de Educação de Patos realiza I Fórum Educação Inovadora

A Secretaria Municipal de Educação de Patos por meio do Setor Pedagógico promoveu na noite desta segunda-feira (12), no auditório Master da UNIFIP, o I Fórum Educação Inovadora – Desenvolvimento Pessoal. O encontro marca a culminância de uma série de atividades feitas com as turmas do Curso de Capacitação em Educação Inovadora realizado pela secretaria desde maio.

O Fórum reuniu cerca de 350 profissionais das áreas da educação, saúde e assistência social, que compõem as turmas do curso. A iniciativa trouxe como objetivo trabalhar cada área e suas especialidades com o foco no cuidado com o profissional e no desenvolvimento pessoal.

“Hoje estamos aqui compartilhando essa experiência de vivenciar uma educação inovadora que perpassa além do conhecimento técnico-científico, para o conhecimento e desenvolvimento pessoal, um conhecimento que parte da experiência do amor, que parte da experiência das relações interpessoais e o quanto isso impacta vidas. É uma formação que implica conhecimentos, habilidades, atitudes e formação de caráter,” destacou o professor que ministra o Curso, Everson Lucena.

Para contribuir com as discussões o Fórum contou com a participação da Dra. Paula Souto Maia e do Dr. Jorge Luiz, ambos professores da UNIFIP, parceira do evento. A coordenadora pedagógica da Educação, Rozeane Lustosa, enfatizou a necessidade de cuidar do profissional, entendendo suas necessidades e valorizando suas habilidades.

“A gente precisa cuidar de quem cuida. A nossa ideia nasceu voltada para o profissional da educação e deu tão certo que nós ampliamos para outras áreas. Quando a gente cuida das pessoas a gente cuida do serviço que elas prestam, e isso independe da função exercida. Então quando colaboramos e valorizamos o profissional, estamos valorizando e melhorando o serviço prestado,” declarou a coordenadora.

A professora do município, Adamara Oliveira, revela a satisfação em receber da Rede Municipal de Ensino esse olhar mais humanizado, o que tem contribuído com sua formação profissional e também pessoal.

“Eu como professora efetiva hoje só tenho a agradecer a esse curso por ter parado e analisando o professor como ser humano. É um curso ímpar, onde a gente vê que realmente a pessoa do professor precisava receber esse cuidado, esse olhar diferenciado, e a Rede Municipal de Patos hoje com esse olhar está acolhendo o seu corpo docente de forma qualitativa e também humanizada. Então quando o professor se sente valorizado de forma humanizada ele transmite o que ele sente para o seu alunado. Com isso nós vamos ter uma educação voltada para pessoas, não só para profissionais do mercado de trabalho, mas para o humano. E o nosso corpo discente só ganha, porque nós estamos voltando para a sala de aula de forma mais satisfeita, feliz e valorizada, porque nós realmente estamos tendo esse apoio da Secretaria de Educação,” enfatizou a professora.

COORDENADORA PEDAGÓGICA - ROZEANE LUSTOSA

PROFESSOR EVERSON LUCENA