Patos-PB, Sábado - 28 de Março de 2020

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza reunião com coordenações de programas sociais

Ajustando o cronograma das ações para esse ano de 2020, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou, nesta terça-feira (12), no CRAS Severina Celestino, bairro Morro, uma reunião com os funcionários e agentes sociais para tratar sobre os Programas Sociais desenvolvidos em Patos, bem como outros pontos importantes da pasta.

A Secretária Mila Nóbrega falou sobre pontos importantes debatidos na reunião com relação aos programas sociais, Bolsa Família, Criança Feliz, Município +Cidadão e o plano de ações para esses programas, bem como sobre a atual situação dos pagamentos do aluguel social, e da possível entrega do atual prédio onde a secretaria funciona, visto o programa de contingenciamento de gastos do município.

“Em relação aos programas, nós sabemos que aquele que é mais forte é o Bolsa Família, então, nós estamos descentralizando para cada setor dos seus CRAS em cada área do município, que são no Belo Horizonte, no São Sebastião, no Morro e no Monte Castelo. Então, nós iremos levar o Bolsa Família para cada área dessa cidade”.

Já com relação ao pagamento do aluguel social, Mila Nóbrega informou que está sendo concluído o do mês de janeiro.

“Nós, graças a Deus colocamos em dias esses pagamentos, inclusive estamos concluindo o pagamento do mês de janeiro, e estamos nos esforçando ao máximo para realizarmos os pagamentos vindouros todo dia 10 do mês seguinte”.

Criança-Feliz-Ilustra
Programa Criança Feliz

“Antes, diria que a coordenação deveria funcionar junto com a supervisão em um local só, mas, viu-se que também teria que mandar cada um para o seu território, então, os quatro territórios terá o Programa Criança Feliz dentro dos CRAS para atender melhor a população”.

Dentro do plano de ações traçado para esse ano de 2020, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem buscado atender todos os públicos beneficiados pelos programas sociais.

“São planos que nós precisamos executar, nós não trabalhamos só, nós trabalhamos em equipe e também em rede. E temos outro programa muito exitoso, que é o PAA – que trabalha a Agricultura Familiar, e graças a Deus nós cumprimos as metas, já fechamos o ano de 2019 e já estamos nos preparando para receber um resultado positivo para 2020, e assim que recebermos esses resultados de Brasília, nós vamos entrar em comunicação com a Secretaria de Agricultura, para fazermos o cadastro dos agricultores”.

Recentemente a Prefeitura de Patos aderiu ao programa Município +Cidadão. Mila destacou sobre a execução do programa.

“Nós recebemos e acredito que as outras duas secretarias envolvidas, que é Esporte e Cultura, também receberam uma senha, e partir daí nós vamos ter que inserir no sistema as nossas ações realizadas em 2019 para poder receber o selo. Como eu assumi no final do ano de 2019, mesmo assim, tenho que inserir os dados de janeiro a dezembro no sistema, então, vou fazer um levantamento das nossas ações para poder inseri-los no sistema e poder receber o selo do programa”.

SEDE-DA-SECRETARIA-DE-DESENVOLVIMENTO-SOCIAL

Por fim, a secretária Mila Nóbrega ressaltou que com a entrega da casa que funciona a sede da pasta, visto também outros cortes de gastos que já foram feitos, o município pode chegar a uma economia de R$ 19 mil.

“Precisamos verificar exatamente essa economia para os cofres públicos, para poder ser feito um trabalho melhor voltado para a população mais carente. Então, hoje nós temos o aluguel da sede que custa 4 mil reais. Então, se nós fôssemos para um prédio público, nós teríamos uma economia desses R$ 4 mil. Nós entregamos uma van alugada no valor de R$ 8.300,00, entregamos também um carro no valor de R$ 3.700,00,  entregamos uma outra casa no valor de R$ 3 mil, então, tudo isso faz volume para os cofres públicos, onde nós deveríamos estar investindo no patrimônio próprio do município. Estamos pensando, realmente, em tirar a secretaria de lá e entre esses quatro meses consiga fazer isso”.

Reuniao-com-o-CMDRS-Mila-Nobrega
Secretária Mila Nóbrega falando sobre os programas sociais e plano de ações 2020

Secretária Mila Nóbrega falando sobre o Programa Município +Cidadão e economia de gastos que pode chegar a R$ 19 mil na secretaria