Patos-PB, Quarta-Feira - 20 de Novembro de 2019

Saúde na Praça amplia parcerias e reúne grande público no bairro Belo Horizonte

A quinta edição do projeto Saúde na Praça aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 1 de outubro, na praça da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Belo Horizonte. A iniciativa é da Prefeitura de Patos por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Vale ressaltar que esta edição contou com a parceria do Unifip, Ecisa, Diocese de Patos, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Política Para as Mulheres, entre outros parceiros.

Os atendimentos e serviços em saúde tiveram início às 07h30, com um momento de espiritualidade promovido pelo grupo Servos de Maria.

Um detalhe importante a ser destacado é que as atividades desenvolvidas focaram na campanha Outubro Rosa e no Dia internacional da Pessoa Idosa, comemorado nesta mesma data.

A população local teve acesso aos testes de glicemia, orientação em saúde bucal, ginástica, zumba, auriculoterapia, testes rápidos, embelezamento, corte de cabelo, entre outros.

Em função da campanha Outubro Rosa foram desenvolvidas ações educativas sobre a prevenção do câncer de mama e no tocante a outros cuidados direcionados ao público feminino.

Samira Figueiredo, secretária de Políticas Para as Mulheres, lembrou que na tarde de hoje, a partir das 17h00, haverá a abertura oficial da campanha Outubro Rosa na igreja de Nossa Senhora Da Guia.

Alzira Martins de Oliveira, usuária dos serviços de saúde, externou satisfação de poder participar do projeto e ser beneficiada com os atendimentos.

Umberto Joubert, secretário municipal de Saúde de Patos, enfatizou que este mês é muito importante para as mulheres, uma vez que devem ter total atenção no sentido de cuidar da saúde e assim adotar a prevenção como medida mais viável para uma boa qualidade de vida.

Roberta de Medeiros Dias, coordenadora do Programa Saúde do Idoso, lembrou que além desta data, a saúde municipal elaborou uma programação que será executada durante toda a semana, com atividades direcionadas para as pessoas idosas.

Confira no link abaixo, a programação completa da Semana Internacional da Pessoa Idosa:

Alzira Martins de Oliveira – usuária dos atendimentos

Roberta de Medeiros Dias – Coordenadora do Programa Saúde do Idoso

Samira Figueiredo – Secretária de Políticas Para as Mulheres

Umberto Joubert – Secretário de Saúde de Patos (Saúde na Praça 5) Outubro Rosa e Saúde do Idoso