Patos-PB, Segunda-Feira - 18 de Novembro de 2019

Rede Municipal de Ensino de Patos conclui construção de Proposta Curricular para 2020

Uma parceria entre a empresa Foco Consultoria e a Secretaria Municipal de Educação, promoveu de 04 a 06 de novembro, na cidade de Patos, o Seminário de Construção da Proposta Curricular do Município. A iniciativa acontece em todos estados e municípios brasileiros e tem como diretriz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante os três dias os professores que atuam na Rede Municipal de Ensino, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, estiveram reunidos com seu segmento construindo os novos currículos a serem implementados nas escolas a partir de 2020.

A Base Nacional traz 60% desse currículo, e estados e municípios constroem os outros 40% para concluir a totalidade desse currículo de cada estado e município. Esses 40% são as adequações do currículo de acordo com a realidade de cada localidade.

“Nós estivemos reunidos durante esses dias para o término da construção da BNCC. Durante os anos de 2017, 2018 e 2019 a gente já vem trabalhando a BNCC, então faltava apenas os 40% que são justamente a nossa realidade, pois não adianta construir uma BNCC fora dos padrões da nossa realidade,” afirmou a secretária de Educação de Patos, Socorro Chaves.

Em Patos, para que fosse possível essa construção os professores estiveram divididos em seus segmentos. Na segunda-feira (04) iniciou-se com a Educação Infantil (Creche e Pré-Escola), na EMEF Zefinha Mota; na terça-feira (05), no CIEP I, foi a vez dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental; e por último, na quarta-feira (06), na EMEF Monsenhor Vieira, se reuniram os professores dos anos finais.

“Quem tinha que discutir e propor dentro dessa discussão eram justamente os professores, seja dentro da realidade da Educação Infantil, do Fundamental I, e do Fundamental II. Pois, a realidade daqui é diferente das outras regiões, e até mesmo da rede privada do nosso município,” comentou a secretária.

O município de Patos, e todos os municípios do país, precisam estar até dezembro com a sua proposta curricular aprovada no Conselho Municipal de Educação para que em 2020 os professores da rede possam trabalhar com esse documento.

“Terminamos essa discussão que já vinha acontecendo em outras oportunidades, para que essa proposta seja inserida na BNCC e para que seja colocada em prática a partir de 2020,” finalizou a Socorro Chaves.

A BNCC é um documento que tem como objetivo organizar e determinar o conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais para os estudantes de todas as escolas públicas e privadas do país em cada etapa da Educação Básica, garantindo o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento pleno para todos os estudantes de todas as regiões do país.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE PATOS - SOCORRO CHAVES